Formas De Reprodução Da Realidade Social.
Exames: Formas De Reprodução Da Realidade Social.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emilyperes • 2/4/2014 • 352 Palavras (2 Páginas) • 678 Visualizações
Leitura de um trecho do texto de Pierre Bourdieu e a Teoria do Mundo Social relacionado ao videoclipe da cantora Pitty com a música "Admirável Chip Novo".
Desde criança, somos influenciados a agir e pensar de determinada maneira, e essa opinião será posteriormente uma forma de julgarmos assuntos e mecanismos para discussões de temas que nos são apresentados.
Partindo do princípio que nossas ideologias são em maioria ensinadas ou reforçadas através da mídia, pois este é o nosso principal veículo de comunicação, notamos que a reprodução da realidade social está constantemente presente em nosso caminho e iremos julgá-la de acordo com ideologias primeiramente adquiridas através do local, cultura e classe social que estamos inseridos, pois esses também são fundamentais mecanismos formadores de opinião.
No texto de Bourdieu, em primeiro momento posso notar a contribuição do sistema escolar para reprodução da desigualdade social, ou seja, diferenciações na educação que irão posteriormente diferenciar profissionais, formadores de opinião, pessoas que estão no poder (seja público ou privado) e etc. Segundo Bourdieu, as pessoas serão duas vezes distintas e legítimas, além da diferenciação escolar, há também a diferenciação feita através das famílias, ou seja, pela arte, dons e outros exemplos citados. Os dominantes serão naturalmente aqueles com melhor poder aquisitivo e que em consequência a isso terão melhores títulos escolares e ocuparão posições (cargos) superiores onde forem exercer profissão. Em resumo ao texto de Bourdieu, posso concluir que aqueles que não tiverem melhor poder aquisitivo, bons títulos escolares e cargos, estarão condicionados a decisões tomadas pelos que possuem e estarão fortemente inclinados a concordar com elas.
No videoclipe da cantora Pitty, noto através do comportamento dos personagens essa submissão citada no texto de uma ideologia e realidade imposta, pois em primeiro momento todos estão agindo de maneira mecânica ou "engessada" e a letra da música condiz com o comportamento.
Em um segundo momento os personagens passam a agir de maneira livre, o ritmo da música passa a ficar agitado e a letra "prega" a busca do conhecimento, a busca por outras opiniões, ou seja, essa realidade social não está totalmente imposta, diferente do que está no texto de Bourdieu.
...