Força Elastica
Artigos Científicos: Força Elastica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annalandivar • 20/3/2014 • 287 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
Introdução
Quando uma mola de aço está sob a ação de uma força ela se deforma sendo que esta deformação X é proporcional à força aplicada F. A característica da mola é que cessada a força deformadora, ela volta à posição inicial. Dizemos que a mola possui uma força restauradora.
Representamos essa dependência pela constante elástica da mola ou rigidez k. Usando a linguagem matemática expressamos o que foi dito pela função:
A força elástica é dada por:
Felástica = - kx (Lei de Hooke)
onde K é a constante elástica da mola (a unidade no S.I. para a constante elástica é N/m).
O sinal negativo informa que a direção da força é contrária a deformação.
O dinamômetro é um medidor de forças baseado na propriedade acima, o peixeiro o usa para medida do peso do peixe, nos laboratórios servem para medida de forças, os lutadores de boxe o utilizam para medida da força do soco, etc.
Abaixo apresentamos a análise do gráfico “força × deformação”, de uma mola que foi elongada de x1 devido a ação da força F1.
Conclusão
A Lei de Hooke estuda o variação de uma força elástica sobre uma mola, as molas utilizadas no experimento assumem elongações diferentes porém não superam o limite elástico da mola, a área sob a curva do gráfico do peso em função da deformação produzida representa a a constante elástica.
Com os resultados dos gráfico, podemos verificar que a tangente do ângulo de inclinação é numericamente igual ao coeficiente angular, que no caso é a constante elástica da mola. Portanto, o ângulo de inclinação do gráfico representa o ângulo cuja tangente é a constante elástica da mola.
...