Franquias
Resenha: Franquias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jubornaki • 18/11/2014 • Resenha • 2.796 Palavras (12 Páginas) • 269 Visualizações
A franquia é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi – exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.
Para abrir uma franquia o franqueador vende os direitos do nome e do sistema do negocio o franqueado é a pessoa fisica que compra está franquia nesse contrato é detalhado as responsablidades de cada uma das partes.
Será concedida uma licença para utilização da marca, através de loja, produtos e procedimentos,em ponto estratégicamente localizado dentro do âmbito territorial estabelecido no contrato.
Todos os produtos,embalagens comercializados e utilizados na loja deverão ser adquiridos unicamente de fornecedores indicados pela Franqueadora.
Franquia ou franchising é a cessao de uso de marca ou patente associado ao direito de destribuiçao de produtos ou serviços.
Art. 2º Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi – exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.
A franquia consiste na conjunção de dois contratos, seja o de licenciamento do uso de marca e o de organização empresarial.
Divide-se em três matérias, obrigatoriamente abordadas. Sendo a primeira, engineering, delimita, projeta ou executa o layout do estabelecimento do franqueado, a segunda o management, relativo ao treinamento dos funcionários, à cargo do franqueador, bem como a estruturação da administração do negócio e a terceira o marketing, pertinente às técnicas de colocação dos produtos ou serviços no mercado de consumo, envolvendo estudos de publicidade, vendas promocionais, lançamentos de novos produtos e etc.
O franqueador que é titular de uma marca já conhecida pelos consumidores na área em que atua é uma oportunidade oportunidade de aumentar a oferta de seu produto ou serviço pois este não terá as despesas e riscos sobre a implantação de filiais.
Já franqueado adquire do franqueador os serviços de organização empresarial devendo mantê-los com os seus recursos,obsevando as as diretrizes do franqueador .
O franqueado já entra em um negócio que já esta sendo negociado ao publico consumidor e já possui marketing e técnicas de gerenciamento já praticadas e desenvolvidas pelo franqueador.
Os franqueados tem alguns encargos como :
• - pagamento de uma taxa de adesão, bem como percentual de faturamento;
• - pagamento pelos serviços de organização empresarial fornecidos pelo franqueador;
• - obrigação de oferecer ao consumidores apenas os produtos ou serviços da marca do franqueador, por ele fabricados, aprovados, ou simplesmente indicados;
• - observar, estritamente, as instruções e o preço de venda ao consumidor estabelecidos pelo franqueador.
O franqueador deve:
• - permitir ao franqueado o uso de sua marca;
• - prestar os serviços de organização empresarial, dentre outros, os de logística, organização fiscal, previdenciária e trabalhista;
No contrato deve ter: delimitação dos objetivos comuns, especificação dos direitos intelectuais compreendidos no uso, com os condicionantes de fim, meio, modo e prazo, método de implantação do negócio e de trespasse dos conhecimentos necessários, mecanismos de fixação dos preços, de fiscalização externa da atividade e regime de prestação de contas e pagamentos dos royalties, indenizações por usos indevidos, normas sobre o desatamento do vínculo e composições dos interesses resultantes.
Há duas as modalidades de franquia que mais se destacam, do produto e a franquia do serviço.
A franquia do produto é a concessão do direito de uso da marca e mecanismos de fabricação, permitindo ao franqueado fabricar, distribuir e comercializar os produtos sob a marca do franqueador, geralmente sem a delimitação do território de atuação, com ou sem financiamento do próprio franqueador e a do serviço onde se tema concessão das técnicas desenvolvidas para a operacionalização da atividade, além da marca, com definição de atuação do franqueado.
O sistema de franquia está sendo cada vez mais utilizado, existem hoje no brasil e no mundo grande número espalhadas.
Sabemos que para uma empresa que é uma franquia terá direito a utilizar a marca de outra, irá comercializar seus produtos e irá gerar no consumidor o desejo de ver o mesmo modelo de nos diversos negócios daquela marca.
Uma das vantagens da franquia é o baixo valor investido para a divulgação da marca, já que na maioria das vezes ela já é conhecida.
O marketing da franquia é compartilhado, o que reduz os esforços e custos com divulgação.
Outra possibilidade seria investir em franquias novas já que estas tem como tendencia terem uma custo menor e podem estar abrindo uma mercado novo e pouco aproveitado.
O investidor deve ter cautela ao realizar referido investimento é considerado uma boa oportunidade de entrar em um negocio de alto potencial.
As melhores franquias para investir são aquelas que possuem alto potencial de crescimento e um custo não tão alto.
Por isso investir em franquias novas pode ser uma boa opção.
As melhores franquias para investir são aquelas que trarão um bom retorno e estejam adaptadas ao perfil do empreendor.
Se ele não gosta de compartilhar ideias e know-how e tem dificuldades para se relacionar com pessoas em geral, é melhor nem tentar. Quando não se consegue liderar uma rede por princípios e valores preconcebidos
e quando não há autoreconhecimento das partes, explodem conflitos sérios e destrutivos, e o sonho de ver
...