Fraseologia Aeronautica
Pesquisas Acadêmicas: Fraseologia Aeronautica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniciuscrc • 8/11/2014 • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 665 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
CURSO SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL
TRABALHO DE FRASEOLOGIA
(CLEARANCE – AUTORIZAÇÃO DE TRÁFEGO)
SÃO PAULO
2014
RESUMO
A finalidade do Tráfego é descongestionar as Radio comunicações de um aeroporto e agilizar o processo de autorização dos planos de voos, além de reduzir a carga de trabalho dos controladores de tráfego, para poderem se concentrar em trabalhos específicos. Desta maneira é possível aumentar a segurança de voo nas proximidades do aeroporto e reduzir eventuais falhas que podem ser causadas por excesso de funções de um órgão.
Consequentemente, aeroportos com um tráfego de aeronaves pouco intenso, não terão necessidade de implantar este órgão. Neste caso a responsabilidade de autorizar o plano de voo ficará a cargo do Controle de Solo ou, na ausência deste, da Torre de Controle situada no aeródromo de partida.
INTRODUÇÃO
Indicativo de chamada do órgão:
Deverá ser utilizado o indicativo de chamada, a seguir especificado, seguido do nome da localidade para indicar o órgão ATS ou posição operacional envolvido nas comunicações radiotelefônicas da localidade em causa.
Órgão: Autorização de Tráfego
Português: Tráfego (nome)
Inglês: Clearance/Delivery (name)(MCA 100-16 2.15 Indicativo de chamada dos órgãos ATS)
Onde encontrar a frequência de Autorização de Tráfego:
Se um Aeroporto/Aeródromo possuir o serviço de Autorização de Tráfego, constará na parte superior da Carta de Aeródromo (ADC) a abreviatura “CLRD” seguida de sua frequência, junto e ao lado dos outros órgãos que controlam as aeronaves no solo e suas respectivas frequências.
Procedimento para obtenção da autorização ATC e acionamento dos motores
Antes da partida, o piloto em comando deverá chamar uma das seguintes posições do órgão de controle, na ordem de precedência apresentada, para obtenção da autorização ATC e posterior acionamento dos motores:
a) Autorização de Tráfego;
b) Controle de Solo; ou
c) Torre de Controle de Aeródromo.
O acionamento dos motores deverá ocorrer dentro de, no máximo, 5 minutos após a hora do recebimento da autorização ATC, caso contrário, essa será cancelada.
O início do táxi deverá ocorrer dentro de, no máximo, 5 minutos após a hora do recebimento da autorização para acionar, caso contrario, as autorizações serão canceladas.
A TWR deverá considerar todo atraso possível de ocorrer no táxi, na decolagem e/ou no recebimento da autorização ATC e, quando necessário, fixar um tempo de espera ou sugerir outra hora para o acionamento dos motores.
(ICA 100-37/2013 6.22 Pg. 124)
Segundo a MCA 100-16:
1. ATIS
NOTA: Quando a Aeronave acusar o recebimento da informação ATIS, o órgão deverá omitir as informações que sejam do conhecimento do piloto.
2. Aeronave
Chamada Inicial da aeronave e resposta do órgão
NOTA 1: A resposta à chamada inicial contendo o indicativo de chamada da aeronave seguido do nome do órgão ATS já será considerado um convite para que a aeronave em questão prossiga com a sua mensagem.
NOTA 2: A resposta à chamada inicial em que a aeronave é transferida por outro órgão ATC, deverá ser a respectiva instrução de controle.
(MCA 100-16 3.1.1)
CHAMADA INICIAL DA AERONAVE
a) Indicativo do órgão;
b) Indicativo de chamada (para a aeronave de categoria de esteira de turbulência pesada, a palavra “pesada”); e
c) Designativo da informação ATIS recebida, se houver.
(MCA 100-16 3.3.1)
3. Tráfego
Resposta à chamada
Ex.: *TRÁFEGO – “PT-MTK, Tráfego Guarulhos, prossiga.”
4. Aeronave
Solicitação de informações de partida ou de autorização ATC
a)indicativo do órgão;
b)indicativo da aeronave;
c)solicitação de informações de partida ou de autorização ATC; e
d)designativo da informação ATIS recebida (se houver), somente no primeiro contato.
(MCA 100-16 3.4.1.1)
5. Tráfego
Resposta à solicitação de informações de partida ou de autorização ATC.
Informações de Partida.
a)indicativo da aeronave;
b)pista em uso;
c)direção/velocidade do vento;
d)ajuste de altímetro;
e)temperatura do ar;
f)visibilidade ou RVR; e
g)hora certa.
NOTA: Quando a aeronave acusar o recebimento da informação ATIS, o órgão deverá omitir as informações que sejam do conhecimento do piloto.
(MCA 100-16 3.4.1.2)
6. Aeronave
Cotejamento:
a)indicativo da aeronave;
b)pista
...