Funcionarios de escolas
Por: elegal • 16/8/2015 • Abstract • 346 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
Disciplina: Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.
Nome do Aluno: Elenir da Aparecida Galvão da Silva
Nome do Professor Pesquisador de Turma: Anderson Barteli
Escola: Escola Municipal Albert Schweitzer
Polo: Curitiba
Curso: Multimeios Didáticos
Data de entrega: 27/05/2015
Modulo 1 - Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.
A disciplina apresentada traz o relato do autor sobre sua trajetória escolar e profissional e a importância de alguns funcionários sobre a construção do seu saber.
Relembra a invasão dos portugueses em 1500, mas que só cinquenta anos depois fundaram o primeiro colégio na Bahia. Os primeiros professores foram os padres jesuítas que trouxeram uma educação de qualidade tendo o auxilio dos coadjutores na prática educacional.
Em 1988 foi promulgada a atual Constituição, que assegurou aos brasileiros a educação escolar como dever do estado.
Dentre os princípios da educação o artigo 206 da CFB traz: a gestão democrática, a valorização dos profissionais da educação e a garantia do padrão de qualidade e piso salarial nacional.
Ainda, A LDB prega a educação básica a todos os cidadãos e aos funcionários de escolas, como direito de cidadania e dever profissional.
À luz da Constituição e de outras leis correlatas as categorias educacionais começaram a se organizar criando os sindicatos, conselhos escolares, etc, ou seja, começaram a cobrar os direitos previstos constitucionalmente.
Diante disso, a necessidade de construir uma nova identidade para os funcionários das escolas através dos cursos do Profuncionário. Considerando que dentro das escolas todos são educadores e também gestores, embora tenham funções distintas. O desafio do pró-funcionário é dar aos funcionários das escolas uma aprendizagem técnica e cientifica, habilitando-os e capacitando-os para melhor desempenho de suas funções.
O autor ressalta a importância de todos sermos educadores e gestores na democracia escolar, tendo bem definidos nossos papéis através da profissionalização.
Apresenta ainda, que a gestão escolar deve ter planejamento, execução e avaliação. Traz alguns princípios orientadores da gestão democrática que definem como a escola deve ser conduzida, deixando para trás os resquícios de autoritarismo e hierarquia.
A educação é um processo permanente, que se realiza por toda a vida.
Assinatura do estudante:
Assinatura do Professor Pesquisador da Turma:
...