TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Politicas Sociais

Trabalho Universitário: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 13

Fundamentos das Politicas Sociais

Sumário:

Introdução 1

Introduction 2

Questões Sociais 3

Conclusão 8

Referências Bibliográficas 9

Introdução:

O Presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve evolução das questões sociais ocorridas ao longo dos anos, os principais temas que surgiram no serviço social, na política social e suas conseqüências. A questão social foi constituída pelas transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no século XIX, com a industrialização. A atuação do Assistente Social perante as grandes recessões econômicas que ocorrem principalmente após a 2º Guerra Mundial e a crise de 29 que atingiu os Estados Unidos e se alastrou por todo o mundo. Faz-se um paralelo ao filme Gandhi onde um homem franzino, mas com uma ideia visionária do que é uma sociedade, busca através das dificuldades que encontrou através do preconceito uma sociedade mais justa e igualitária, onde em vez de lutar com armas usa da paz para poder transmitir ao mundo uma mensagem de que todos podem viver em um mundo melhor. [As transformações ocorridas no Brasil ao longo dos anos e a atuação dos assistentes sociais junto à sociedade]. Os avanços em relação às leis trabalhistas e suas conquistas, a Constituição Brasileira que garante os deveres e direitos da população que na grande maioria das vezes não é respeitada e cumprida pelo governo não investindo de em políticas pública uso de meios paliativos que não melhoram a vida da população.

Palavras- chave: Política pública, desigualdade e usuários.

Introduction

The present work aims to present a brief evolution of Social Issues that have occurred over the years, the main themes that emerged in social work, social policy and its consequences. The Social Issues was established by the economic, political and social changes in the nineteenth century, with industrialization. The role of the social worker before the great economic downturns that occur mainly after the 2nd World War and the crisis of 29 that hit the United States and spread throughout the world. Makes a parallel to the movie Gandhi where a thin man, but with a visionary idea of what a society is, search through the difficulties encountered by prejudice seek a more just and egalitarian society, where instead of fighting with weapons uses peace to be able to convey to the world a message that everyone can live in a better world. [Changes occurred in Brazil over the years and the role of social workers in society]. The advances in relation to labor laws and their achievements, the Brazilian Constitution that guarantees the rights and duties of the population in most cases is not respected and enforced by the government that instead of investing in public policies end up using means other than palliative improve people's lives.

Keyword: Public policy, inequality and users.

Questões Sociais

A criação de Serviço Social surge para atender as necessidades da burguesia crescente da Inglaterra e dos Estados Unidos, para resolver os problemas com a classe proletária. Já no fim do século XIX com a decadência da sociedade feudal e o surgimento dessa nova classe de operários, começa a surgir as primeiras legislações com leis de proteção à classe de trabalhadores. Na década de 1920 ocorreu à ascensão de novas classes sociais, os assalariados, que eram frutos da exploração da força de trabalho; nessa época os trabalhadores começam a se organizar com movimentos operários, e com isso, conseguem com importantes espaços políticos, reconhecendo direitos de cidadania política e sociais mais amplos. Em meio a todo esse processo as diferenças econômicas foram ficando cada vez mais gritantes entre a população de todos os países, cada vez mais se discutia a favor da igualdade, foram sendo criado no decorrer desse conflito medidas de proteção social para tentar aliviar os problemas dessa classe. No Brasil, o Serviço Social começa sua caminhada na década de 1930 com a iniciativa de vários setores da burguesia com fortes laços com a Igreja Católica, tendo como referência o Serviço Social da Europa, mas que fique claro que o nosso Serviço Social trabalhou dentro do quadro histórico que marcava aquele momento. A acumulação capitalista deixava de se fazer através das atividades agrárias e de exportação centrando-se no amadurecimento do mercado de trabalho, na indústria nacional e na vinculação da economia do mercado mundial. Os acontecimentos sociais da década de 1930 exigiam uma rápida mudança no quadro político, social e econômico. A burguesia fracassou em parar o movimento operário e por isso precisava de meios mais sólidos para combater as contradições sociais.

O Serviço Social no Brasil no campo da teoria social tiveram como meta o pensamento social da Igreja Católica e o pensamento conservador, principalmente da sociologia norte-americana. Receberam influência das Encíclicas Papais pela Escola Franco-Belga e do pensamento de São Tomás de Aquino (século XII), Jacques Maritain da França e de Cardel Marcier da Bélgica (Neotomismo), essas teorias vão dando a profissão uma idéia de apostolado fundado em uma abordagem da questão social como problema moral e religioso e dando a entender que a formação da família e do indivíduo é que deve ser priorizado com atendimento as suas necessidades materiais, morais e sociais. O Serviço Social age na integração de seus clientes a sociedade capitalista monopolista. Para atender todas as necessidades que a profissão exigia neste momento os profissionais de Serviço Social tiveram que ir atrás de maior qualificação e sistematização de seu espaço sócio ocupacional priorizando responder as necessidades do Estado e a implementação das políticas sociais. A abordagem Durkeimiana do sistema de trabalho, a teorização sobre o normal e o patológico e sua relação com os pensamentos católicos integraram as bases teóricas do Serviço Social numa ótica restauradora e moralista. Com o início das ciências sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com