Fundamentos E Metodologia De Matematica
Artigo: Fundamentos E Metodologia De Matematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7111318591 • 15/10/2014 • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
A importância da Educação de jovens e adultos na sociedade atual
O sonho, antes perdido, de aprender a ler e a escrever felizmente já se faz acessível para muitos jovens e adultos no Brasil, que não dispuseram de condições para construir em si uma formação educacional básica. O programa de Educação de Jovens e Adultos hoje, em nosso país, fornece a essas pessoas uma educação onde os horários são específicos para não prejudicar a carga horária de trabalho e uma das preocupações do programa é passar de forma clara e objetiva os ensinamentos base de séries iniciais, como saber ler e escrever.
Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado no ponto de origem para enfrentar os desafios que se articulam dento dela e em todos os seus segmentos,desafios gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico na atualidade: a inovadora e desafiadora era da informação,da comunicação ou ainda a era do conhecimento. mais recentemente se acrescentou a designação sociedade da aprendizagem.
A Educação de Jovens e Adultos representa uma promessa de efetivar um caminho de desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. Nela, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas culturas construídas cotidianamente"
3passo
Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo, portanto não pode renunciar sua autoridade, pois o aluno alfabetizado ou não, chega à escola uma cultura que não é melhor nem pior que a do professor. Na sala de aula ambos aprenderão juntos, um com o outro e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.A alfabetização é para o educador, uma forma de os desfavorecidos romperem com o que ele chamou de “a cultura do silêncio” e transformar a realidade, como sujeitos da própria História.O grande sentido da alfabetização para Freire, segundo Fiori (apud FREIRE, 2006, p.8) é:Aprender a escrever sua própria vida, como autor e testemunha de sua história, isto é, biografar-se,existenciar-se, historicizar-se. Por isso, a pedagogia de Paulo Freire, sendo método de alfabetização, tem como idéia animadora toda a amplitude humana da “educação como prática da liberdade”, o que em regime de dominação, só se pode produzir e desenvolver na dinâmica de uma pedagogia do oprimido. o “Método Paulo Freire” passa por três etapas rumo à conscientização. Sua teoria se distingue em três momentos distintos :O primeiro é aquele que o educador se intera daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas principalmente para trazer a cultura do educando para dentro da sala de de aula.O segundo momento é o de exploração das questões relativas aos temas em discussão,o que permite que o aluno construa o caminho do senso comum para a visão crítica e finalmente, volta-se do abstrato para o concreto, na chamada etapa de problematizarão, o conteúdo em questão apresenta-se dissecado, o que deve sugerir ações para superar impasses.
3etapa;
Ensinar e aprender têm que ver com o esforço metodicamente crítico do professor de desvelar a compreensão de algo e com o empenho igualmente crítico do aluno de ir entrando como sujeito em aprendizagem, no processo de desvelamento que o professor ou professora deve deflagrar (FREIRE, 2003, p.119). Concordamos com as palavras de Freire, ao compreendermos que esse processo de ensino e aprendizagem não se faz pela neutralidade, há cumplicidade entre os atores e dessa maneira a prática educativa se constitui em um exercício conjunto e de aprendizagens recíprocas, intermediadas por artefatos e tecnologias a favor do desenvolvimento da autonomia de educadores e educando.
Paulo Freire foi responsável pelo método que consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros. Para
...