Fundamentos E Metodologia De Matematica
Dissertações: Fundamentos E Metodologia De Matematica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cincu • 15/3/2015 • 2.527 Palavras (11 Páginas) • 302 Visualizações
Introdução
Esse desafio tem como objetivo a criação de uma apresentação em PowerPoint como ferramenta de divulgação, entre os alunos, acerca do ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Hoje , ensinar matematica e grande desafio para os professores porque o perfil do aluno e sociedade estaõ em constante mudança. Os alunos estao cada vez mais exigentes e menos pacientes na sala de aula e isso faz , nos educadores, pesquisar , achar novas estrategias de ensinar e innovar. Com certeza naõ e tarefa muito facil , porque envolve muita criatividade, patiencia, determinaçaõ e fe. Com tanta technologia e recursos digitais as aulas e ensino torna ser mais virtual , mas naõ podemos esquecer que o papel do professor neste contesto e muito importante porque e ele que orienta, guia e torna atividades objetivas e apriopriadas para os alunos.
INTERVENÇAÕ DO PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇAO DO CONCEITO DE NUMEROS
Para que a matemática seja clara e objetiva, ela precisa ser trabalhada em etapas, o básico deve dar base para o restante, e é de fundamental importância que o professor perceba se o aluno aprendeu o que ele ensinou e se ele ensinou claramente, por isso é preciso certificar- se da quantidade e qualidade da aprendizagem da criança através de diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar, avaliar e principalmente resolver juntos.
Para um professor intervir no processo de ensino- aprendizagem quando o aluno ainda está no processo de construção do conceito de números é fundamental que ele perceba se o aluno sabe ou não sabe o conteúdo, porém o acerto do aluno não é garantia de conhecimento, como também o erro não caracteriza que o aluno não saiba, por esse motivo que é importante a avaliação individual de cada criança para ter conhecimento do saber dela.
INTERVENÇAÕ
A intervenção e a ação são de grande importância no processo da aprendizagem, sendo possível trabalhar de forma lúdica, valorizando a realidade da qual o aluno está inserido, pois a ludicidade é parte integrante na aprendizagem dos conceitos matemáticos, propiciando à criança: interagir, vivenciar, conhecer e explorar; promovendo, estimulando e exercitando o que lhe foi apresentado para que treine suas habilidades.
É necessário que o professor esteja sempre se atualizando, diante das transformações da sociedade, buscando estratégias inovadoras e condizentes com a realidade dos alunos para que o aprendizado seja significativo e prazeroso, a fim de permitir, um aprendizado significativo, proporcionando um retorno profissional mais promissor e despertando o interesse do educando por uma disciplina que aparentemente é difícil, mas aplicada ao cotidiano se tornará simples e extremamente necessária, afinal, usamos matemática para quase todas as funções sociais.
LINGUAGEM
Deve-se entender o uso da linguagem matemática fazendo-se uma analogia desta com a Língua Portuguesa. Quando as crianças começam a se expressar usando sua própria língua fazem construções aparentemente ilógicas como “eu faz, eu di“.Ao procurar uma relação lógica no uso dos verbos, tentanto regularizar os verbos irregulares, a criança comete erros já que a língua possui sua própria organização, nem sempre muito lógica.Gradativamente, as crianças passam a dominar a organização da língua materna, sem necessidade de correção. O próprio contato com a língua favorece seu uso adequado.
Da mesma forma o uso correta da Gramática da Matemática será adquirido pelo aluno a partir do contato com esta linguagem.
como o processo de construção do número associa-se as apropriações de linguagem que garantem a comunicação humana.
A criança constrói os conceitos por meio da interação social, e das experiencias, processo enriquecedor e fundamental na aprendizagem. A manipulação de diversos materiais de contagem e discussões que antecedem a realização de atividades matemáticas partem da premissa que o jogo é construtivo, que motiva a criação de novas ações, e que estes auxiliam no desenvolvimento da imaginação e do raciocínio, favorecem a utilização dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
A contagem é uma das primeiras formas em que a criança entra em contato com o sentido de número, e acontece espontaneamente em vivências do cotidiano infantil. As oportunidades do cotidiano possibilitam o desenvolvimento da habilidade das crianças de expressarem por meio da oralidade a sequência correta dos números, organizando experiências que privilegiem a construção de diferentes conceitos matemáticos, por meio de atividades lúdicas, com aulas dinâmicas, jogos e brincadeiras que estimulem os alunos, ajudando a construir o conceito de número, através de experiências em diferentes graus de complexidade, que inicialmente, devem ser vivenciadas em atividades concretas.
O uso do ábaco.
O ábaco é um pedaço de madeira, retangular ou quadrada, na horizontal ou vertical. Antigo instrumento de calculo formado por uma moldura com bastões ou aramesparaleros, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na China e no Japão, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimenal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
A história do ábaco é cheia de inovações, pois o ser humano se adapta as suas condições, sendo assim a matemática sempre foi existente, porém não se haviam técnicas para controle dessas modificações. Por volta de 2400 AC, surge um método o qual é criado para contar as “coisas”. Esse método foi chamado de ábaco, que é vinculado ao conceito de contagem.
TIPOS DE ABACO
Ábaco mesopotâmico O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados[ e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. Os babilonos utilizavam este ábaco em 2700–2300 a.C.
Ábaco grego Uma tábua encontrada na ilha grega de Salamina
...