Fundamentos Historicos E Metodologicos
Trabalho Escolar: Fundamentos Historicos E Metodologicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAIR • 20/10/2013 • 2.143 Palavras (9 Páginas) • 281 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esperamos que esse breve artigo possa oferecer suporte e subsídio da prática dos profissionais no sentido de provocar reflexões inerentes à temática. A nossa proposta é analisar através do método crítico-dialético o Processo Social, onde situam as políticas sociais, tendo como principal objetivo a elaboração de um artigo científico, pontuando, de maneira teórica e crítica, a criação do Serviço Social e sua prática junto às Políticas Sociais a fim de favorecer a percepção da atuação do Assistente Social trazendo a importância e a compreensão da questão social que existe em todo o mundo, cada país ou região com sua particularidade, que afeta a maior parte da população e principalmente o papel do Educador Social e da relação entre sua área de atuação e os conceitos de Política com suas principais impressões. Ao decorrer do conteúdo veremos a importância da interpretação dos direitos constitucionais, e principalmente se a população está tendo acesso a eles.
SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS
Política é derivada do adjetivo originado de polis – politikós, que significa tudo que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público; Termo política que se expandiu graças à obra de Aristóteles Antonio Luiz Arquetti Franco Jr. Intitulada A Política; No inicio o termo era empregado para designar obras dedicadas à esfera de atividade humana ligada às coisas do Estado (sua natureza, funções e divisões: forma de governo). Na Idade Moderna o termo perdeu o significado sendo substituída aos poucos por Ciência do Estado, doutrina do Estado, Ciências Política.
O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos a polis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana. O significado de política é muito abrangente e está em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço publico.
Política denomina arte ou ciência da organização, direção administração de nações ou Estado; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na polis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecido pelos gregos".
Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.
Ainda existem algumas divergências sobre o tema, pois para alguns política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado.
A Palavra política tem muitos significados abrangendo vários ângulos sendo vista por uma grande maioria como um poder onde quem a usa sente-se no direito de decidir e fazer o que bem entender, contudo podendo tratar dos problemas sociais. Mas na verdade política não é apenas governar cidades e pessoas vai muito, além disso, é uma função dada através de votações, onde se elege um cidadão para que através dela possa fazer uma sociedade mais justa e igualitária.
Alguns estudiosos definem em sentido comum que politica é um estado vago e às vezes um tanto impreciso, política, como substantivo ou adjetivo, compreende arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido político, pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores. Podendo ter a orientação ou atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas nas areas de fincanças, educação social,etc. Se trazermos para uma conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil sendo assim o “conhecimento ou estudo” das relações de regularidade e concordancia dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder.
Tinhamos que trazer o significado classico e moderno da politica na concepção de Aristóteles um dos principais influenciadores do termo/tema politica, um grande filosofo categorizador de funções e divisão do Estado e de arios seguimentos do Govero com siguinificados comuns de arte ou ciencia do Governo. A política, como forma de atividade ou de práxis humana, está estreitamente ligada ao poder. O poder político é o poder do homem sobre outro homem, descartados outros exercícios de poder, sobre a natureza ou os animais, por exemplo. Poder que tem sido tradicionalmente definido como "consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem" (Hobbes) ou, como "conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados" (Russell). São várias as formas de exercícios de poder de um indivíduo sobre outro; o poder político é apenas uma delas.
Para Aristóteles a distinção é baseada no interesse de quem se exerce o poder: o paterno se exerce pelo interesse dos filhos; o despótico, pelo interesse do senhor; o político, pelo interesse de quem governa e de quem é governado. Tratando-se das formas corretas de Governo. Nas demais, o característico é que o poder seja exercido em benefício dos governantes.
O Educador Social, enquanto profissional, estabelece uma relação de proximidade que permite valorizar a importância de cada situação de forma particular, de modo a que cada indivíduo se sinta único. O profissional está apto, para intervir nas mais diversas situações, é importante salientar que apesar desta profissão não ser muito divulgada e conhecida, é um profissional que está competente para intervir e educar a sociedade lá fora. Por outro lado, é possível observar a multiplicidade de experiências profissionais acumuladas pelos profissionais, as quais constituem na realidade, a grande riqueza de uma profissão que tem no geral conseguido obter a qualificação de competente para o seu
...