TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Histórico-Metodológicos Do Serviço Social III

Trabalho Universitário: Fundamentos Histórico-Metodológicos Do Serviço Social III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Neste trabalho abordaremos assuntos dos quais são muito importantes para os futuros formados em Serviço Social, pois podemos ter uma visão ais ampla da profissão e o que ela oferece para os profissionais enquanto mercado de trabalho e área de atuação abrangente.

Desta forma podemos entender um pouco mais quais são os objetivos e consequências desta escolha enquanto profissional de Serviço social, e porque esta profissão foi tão custosa.

Desenvolvimento

Fazendo uma correlação entra a importância do trabalho e da área escolhida podemos dizer que o trabalho tem muita importância na vida do ser humano, através dele o homem tem a oportunidade de produzir tudo para sua sobrevivência. Por meio do trabalho alienado o homem vende a sua força de trabalho como mercadoria para se manter. Desta forma tudo que é produzido pelo homem é capaz de obter influências com a natureza, ampliando assim as organizações sociais e permitindo a organização do trabalho e da produção social. Dentro dos processos históricos, inúmeros abusos foram cometidos no mundo do trabalho que impulsionaram a luta social pelo reconhecimento de direitos mínimos da dignidade humana, até mesmo no campo de atuação do Assistente Social, daí a importância do profissional do Serviço Social na compreensão e reflexão sobre essas questões sociais. Não é a sobrevivência que da significado ao trabalho, mais é fundamental para compreender o desenvolvimento histórico da sociedade capitalista. A utilidade social da profissão atenta em responder as necessidades das classes sociais, que se transformam por meio de muitas mediações e demandas para a profissão. O Serviço Social tem na questão social uma base de trabalho, portanto, possibilita a luta social em busca de igualdades sociais entre as classes. O Serviço Social surge para lutar a favor dos direitos da sociedade. É uma profissão como outra, sendo que o Assistente Social faz mediações entre o cidadão e o Estado, pode atuar nas diversas áreas, desde empresas privadas a empresas públicas, contribuindo com as atividades em educação, cultura e ambiente. É por essa implantação nas diversas modalidades que as políticas sociais passaram a ser praticadas no serviço social. Concluímos que o trabalho na vida do ser humano é de muita importância, pois, constitui uma sociedade e uma estrutura em torno do seu próprio trabalho. A questão social esta sendo entendida como expressão do processo de formação e desenvolvimento das classes operárias e do seu ingresso na sociedade exigindo o reconhecimento da classe por parte do empresariado e do estado. Por isso a importância na reflexão do significado sócio histórico na condição de possibilidade do exercício profissional.

No serviço social ouvimos diversas comparações com palavras bem conhecidas, mais muitas vezes não sabemos o porquê destas junções, de certa forma que a filantropia dentro da profissão significa “amor à humanidade”, ou seja, no âmbito da profissão a filantropia vem para mostrar a todas aquelas tradições de ajuda ao próximo e ate mesmo de caridade, vinda desde as igrejas católicas, que criava uma ideia de que o homem como ser social, justificava a naturalização destas relações, considerando ainda que a igualdade e a democracia fossem devidas àqueles que tinham o status de cidadãos, desta forma criasse o assistencialismo que poderia ser considerado como uma perspectiva de reforçar a condição de dependência dos usuários e de determinados serviços e ações que não emancipam os usuários, pelo contrário, reforçam sua condição de subalternização perante os serviços prestados.

Estas ações constituíram-se com base na troca de favores, principalmente no que se refere às políticas partidárias, em que parte da população torna-se apenas recebedores de “benefícios” não no sentido do garantia de dos seus direito, mais com uma perspectiva da troca de votos e favores (situação que perdura ate os dias de hoje). Porém, para a população que depende dos serviços e benefícios transmitidos por essas políticas para garantir sua sobrevivência, não importa com que intenção está desenvolvendo, já que o fundamental é que não morram de fome, ou de outra necessidade qualquer, assim continua-se mantendo a mesma a ideia de ajudar o próximo e não o real sentido que é o de garantir os direitos e leis criadas com tanto suor dos indivíduos.

Enfim com tudo isso esta profissão vem se desenvolvendo cada vez mais, no mercado de trabalho e garantindo agora um emprego e um lugar para o profissional, esta sendo mais valorizado e reconhecido, tirando aquela ideia apenas que caridade e de que qualquer pessoa poderia ser um Assistente Social, afinal antes todos que fizessem um ato de bondade já eram considerados profissionais.

Hoje o profissional que se forma em Serviço Social, é considerado um profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implantando propostas de intervenção para seu enfrentamento, promovendo o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e proposta aos usuários do serviço social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

As áreas de abrangência hoje são enormes. Em serviço social encontram-se cursos de especialização reconhecidos nas seguintes áreas:

• Gestão e avaliação de projeto técnico socioambiental

• Gestão social

• Gestão em políticas sociais

• Dependência química

• Trabalho social com famílias

• Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais

• Serviço Social na área jurídica

• Serviço Social na área de saúde.

Ao trabalhar em órgãos públicos, em hospitais, em centros de saúde, em penitenciarias ou em

ONG´s, o assistente social é o responsável por planejar e colocar em ação políticas públicas e programas sociais voltados para o bem estar coletivo. É de sua responsabilidade propor ações que melhorem as condições de vida de crianças, de adolescentes e de adultos que estejam sob qualquer tipo de risco. Na área assistencial, o profissional também cria campanhas de alimentação, de saúde de educação e de recreação. Pode atuar ainda em empresas privadas, no setor de recursos humanos, na assistência aos funcionários que estejam passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com