Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Dinâmica de Grupo.
Por: macabeus01 • 21/3/2024 • Dissertação • 763 Palavras (4 Páginas) • 86 Visualizações
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Dinâmica de Grupo.
Professora: Sara G. S. Melo.
Turma: 3º período de Psicologia
Data: 20/03/2024 Aluno: David Adão
ATIVIDADE DISCURSIVA - VALOR: 10,0 PONTOS
1. Quais são os elementos que caracterizam um grupo?
R= É um conjunto de pessoas que são interdependentes na tentativa de realização de objetivos comuns; visam a um relacionamento interpessoal satisfatório. A tentativa da realização desses objetivos cria, no grupo, um processo de interação entre pessoas que se influenciam de forma recíproca.
2. Como podem as pessoas em um grupo se influenciar reciprocamente?
Quando os mesmos compartilham dos mesmos ideais e tem a mesma visão em comum.
3. Como a interação entre os membros de um grupo pode impactar no alcance dos objetivos?
Na satisfação das suas necessidades ,no trabalho em conjunto , nas melhoras da capacidade de relacionamento interpessoal, no desenvolvimento da sua interação,na valorização continuadas transações para alcançar objetivos esperados
4. Qual a explicação dada à afirmativa: “O ser humano é gregário”?
É a ideia de que o homem é um ser social , embora tenha sua individualidade porem ele necessita viver e se desenvolver socialmente.
5. Defina Grupo e Agrupamento, explicitando a principal distinção entre os dois conceitos. Cite exemplos.
GRUPO -Um conjunto de 3 pessoas ou mais, em relação mútua para atingir um objetivo comum. Ex: Um grupo de alunos que precisam levar suas demandas ao conselho acadêmico da escola.
AGRUPAMENTO - Pessoas que não possuem vínculo emocional e partilham do mesmo interesse. Ex= Torcedores de um time de futebol
6. Cite alguns dos aspectos presentes no Campo Grupal, de acordo com Zimerman.
1)INTENCIONALIDADE CONSCIENTE (“GRUPO DE TRABALHO” - OS INDIVÍDUOS ESTÃO VOLTADOS PARA O ÊXITO DA TAREFA PROPOSTA) E FATORES INCONSCIENTES (“SUPOSTOS BÁSICOS” - DESEJOS REPRIMIDOS, ANSIEDADES E DEFESAS).
2) FENÔMENOS COMO RESISTÊNCIA E CONTRARESISTÊNCIA, TRANSFERÊNCIA E CONTRATRANSFERÊNCIA, PROCESSOS IDENTIFICATÓRIOS, ETC.
3) INTERAÇÃO OSCILATÓRIA ENTRE O GRUPO DE TRABALHO E O DE SUPOSTOS BÁSICOS.
4) PRESENÇA MANIFESTA, DISFARÇADA OU OCULTA DE PULSÕES DE AGRESSIVAS E NARCISÍSTICAS, QUE SE MANISFESTAM EM FORMA DE NECESSIDADES, DESEJOS, DEMANDAS, INVEJA.
5) MECANISMOS DEFENSIVOS PRIMITIVOS (NEGAÇÃO E CONTROLE ONIPOTENTE, DISSOCIAÇÃO, PROJEÇÃO) E MAIS ELABORADOS (REPRESSÃO, DESLOCAMENTO, ISOLAMENTO, FORMAÇÃO REATIVA, ETC.)
6) A COMUNICAÇÃO, NAS SUAS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO, AS VERBAIS E AS NÃO-VERBAIS, REPRESENTA UM ASPECTO DE ESPECIAL IMPORTÂNCIA NA DINÂMICA DO CAMPO GRUPAL
7. No livro “Fundamentos básicos das grupoterapias”, Zimerman (1999) apresenta 9 requisitos básicos para caracterizar um grupo, cite 4 deles.
1) Não são um mero somatório dos indivíduos
2) Se mostram como uma totalidade
3) Tarefas e objetivos comuns
4) Os números de participantes não Pode exceder
8. Quais as contribuições da vertente Sociológica para a Psicologia Grupal?
Inspirada por Kurt Lewin (criador do termo dinâmica de grupo).
1)Integrou experiências do campo das Ciências Sociais à dos Grupos.
2) Desenvolveu concepções como “campo grupal” e formação de papeis.
3) Deixou a concepção que Segundo K. Lewin, qualquer indivíduo, por mais ignorado que seja, faz parte do contexto do seu grupo social, o influencia e é por ele fortemente influenciado e modelado.
9. Dentre os principais autores que exerceram uma decisiva colaboração e uma forte influência na dinâmica psicanalítica de grupo, destacamos Freud, Foulkes e Bion. Quais os principais conceitos e visões que cada um deles apresenta para o entendimento da Dinâmica Grupal?
...