Fundamentos do Processo Ecológico
Por: Talícia Sperling • 22/11/2020 • Projeto de pesquisa • 309 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
O petróleo é um óleo escuro que, ao ser lançado no ambiente aquático, forma uma grande barreira que impede a penetração da luz. Por bloquear a luz nos oceanos, o petróleo é responsável por impedir que o fitoplâncton realize a fotossíntese, o que afeta de forma negativa esses seres vivos. Como o fitoplâncton serve de alimento para o zooplâncton, este também é atingido. Sendo assim, toda a cadeia alimentar do ecossistema marinho é prejudicada. Os animais marinhos também podem sofrer com o petróleo, afetando seu sistema nervoso e até mesmo causar asfixia e morte pelo aprisionamento do óleo.
O acumulo de lixo jogado no mar pode causar grandes problemas, como o plástico por exemplo que acaba se unindo e formando pequenas ilhas, onde impede a luz de penetrar na água. Também causando a morte de varias tartarugas marinhas, que confundem pequenos plásticos com algas.
Outro grande problema é o derramamento de esgoto das moradias que se localizam perto de praias e outras em geral, esse esgoto contaminado acaba causando a produção de algas que produzem toxinas causando as florações. O excesso de algas pode ocasionar a diminuição do oxigênio e colocar em risco várias outras espécies marinhas.
Eutrofização é também algo que proíbe a luz de penetrar nos oceanos, esse fenômeno acontece devido as marés vermelhas, que ocorrem pelo excesso de nutrientes nos oceanos causados por acidentes com navios cargueiros, como por exemplo, fertilizantes e dejetos ou outros insumos podendo resultar na proliferação de algumas espécies de algas, como é o caso das algas dinoflageladas, que possuem pigmento vermelho que dá essa cor à água.
A cor da água pode variar dependendo do pigmento que a alga em multiplicação acelerada possui. O excesso de certas algas pode levar a produção de toxinas que agem no sistema nervoso central comprometendo a vida de vários animais marinhos e consequentemente o ciclo da cadeia alimentar.
...