Função Da Comunicação Empresarial
Artigos Científicos: Função Da Comunicação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hasa • 11/9/2014 • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 1.020 Visualizações
UNIFACS – Universidade Salvador
DISCIPINA: Comunicação Empresarial
PROFESSOR: Mateus Sant’ana
ALUNO: Hamilton Antonio Silva Andrade – Matrícula: 408181009
CURSO: Ciências Contábeis – Fórum: Cruz das Almas
ATIVIDADE COMPLEMENTAR – FÓRUM AVALIATIVO 01.
Qual a principal função da Comunicação Empresarial e como ela colabora para a construção da imagem institucional da empresa?
“Comunicação Empresarial é o somatório de todas as atividades de Comunicação da Empresa. Elaborada de forma multidisciplinar – a partir de métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, lobby, propaganda, promoções, pesquisa e marketing – e direcionada à sociedade, aos formadores de opinião e aos consumidores e colaboradores (trabalhadores, fornecedores e parceiros). Elaboração essa que tem sempre como referência básica o planejamento estratégico da empresa (NASSAR, 1995, pag. 19)”.
A função básica da comunicação na empresa é promover consentimento e aceitação. Para tanto, é necessário uma estrutura bem definida e coordenação centralizada. Essa coordenação seria responsável pelas pesquisas, táticas, estratégias, normas, canais, fluxos e planos de comunicação, com apoio de técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional (REGO, 1996, p. 105).
Assim como é fundamental que uma empresa possua seu departamento jurídico para tratar de seus interesses que envolvam as questões legais, deve contar com uma equipe de comunicação para cuidar de assuntos relacionados a esse universo. Por conhecerem os interesses, as características e a rotina das empresas, os profissionais que compõe esse departamento, precisam estar totalmente integrados ao universo das mesmas, formando um elo de esforços, que abrange um conjunto complicado de atividades, com o objetivo de diagnosticar os problemas, propondo-lhes soluções. Entre essas atividades destacamos: ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para criar e manter a imagem da empresa ou entidade junto ao seu publico de interesse (consumidor, empregados, acionistas, etc.) ou próximo à opinião pública, contribuindo para reforçar a ética empresarial, comprometendo-se com o exercício da cidadania e responsabilidade social. Isto significa que não privilegia somente o lucro e o resultado financeiro. A Comunicação Organizacional bem planejada e conduzida, agrega valores à imagem da empresa, colaborando com a venda de produtos e serviços, representando uma vantagem competitiva para as organizações.
Aquele que exerce a função na área de comunicação empresarial, precisa em função dos novos desafios, dispor não apenas de conhecimento e habilidades nas práticas profissionais, mas também ter uma visão ampla do mercado e do mundo dos negócios, isto é muito mais do que ser um humilde executor de tarefas. Ele tem que ser capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade.
A Comunicação Empresarial surge como sendo uma atividade estratégica utilizada pelas empresas que engloba supervisão de assessoria de imprensa, planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna e todo e qualquer relacionamento como público externo, no âmbito corporativo. Contendo em destaque, como uma das atividades exercidas por esse tipo de ação comunicativa, o cuidado com a preservação de uma boa imagem da empresa.
Como resultado dessas ações, apontadas por Rego, destacam-se:
›capacidade de responder com rapidez e adequação às contingências, às ameaças e aos riscos internos e externos;
›homogeneidade de linguagem;
›harmonia na preservação dos códigos visuais e escritos;
›distribuição ordenada de tarefas;
›melhor direcionamento da mensagem e seleção de veículos.
Utilizando-se de muitas linguagens que não, necessariamente, têm objetivo imediato nas vendas, contudo, não deixam de ser ferramentas fundamentais no marketing da empresa. Entre essas linguagens, estão a das relações públicas, a de imprensa e a de atendimento direito ao consumidor. As ações dessas áreas podem não ser explicitamente contábeis, mas podem garantir a simpatia da sociedade, a fidelidade dos consumidores e um ótimo relacionamento com sindicatos, governos e trabalhadores. Profissionais que estão envolvidos nessa empreitada:
›Relações Públicas
Têm a função de planejar, implementar e avaliar continuamente as atividades de interação da empresa com seu público interno e externo, podendo ter seu trabalho mais voltado para o público interno (festas, confraternizações, open house – visita de familiares à empresa0, entre outros) ou para o público externo (solenidades para autoridades, coordenação de visitas à empresa e coordenação de campanhas institucionais).
›Jornalistas
Devem selecionar e definir o tipo de apresentação das informações que serão transmitidas aos públicos interno
...