Funções Administrativas
Artigos Científicos: Funções Administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandy003 • 27/4/2014 • 918 Palavras (4 Páginas) • 811 Visualizações
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Definidas por Henri Fayol - que teve suas ideias consolidadas no livro que escreveu e em 1916 foi publicado na França, Administração Industrial e Geral - as Funções administrativas constituem o Processo Administrativo. Planejamento, Organização, Direção e Controle são os elementos que compõe essas funções, conforme a figura abaixo.
Figura1: Demonstração das Funções Administrativas
Fonte: Marques (2012) – (http://suellenfmarques.wordpress.com)
Como se pode ver, essa sequência de funções, gera um ciclo administrativo, que deve ser totalmente inteirado, para garantir o alcance do sucesso da administração.
2.1.1 Planejamento
A função de Planejar é considerada a mais importante dentro do Processo Administrativo, pois é nessa etapa que serão estabelecidos as metas e os meios de realizá-las. Além disso, outra importância que merece destaque é a atuação do Administrador, “que não pode prender-se apenas no presente, mas ter uma visão do futuro e projetar-se para à frente”, conforme destacou Chiavenato (2012, p. 337).
“Sem uma definição clara das metas e objetivos da organização e sem uma estratégia para alcançá-los, dificilmente os administradores podem organizar os recursos, dirigir as pessoas e controlar os resultados.” (SOBRAL; PECI, 2008, p. 193).
“Uma organização que não planeja e, portanto, não tem clareza de seus objetivos é como um barco navegando em noite escura e em mares desconhecidos, sem dispor de instrumentos de navegação.” (SILVA, 2010, p. 33).
Para Chiavenato (2012, p. 337), “Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.”
O Planejamento envolve três níveis básicos: estratégico, tático e operacional, conforme demonstração a seguir:
Figura 2: Demonstração dos Níveis de Planejamento
Fonte: TEODORO (2012) – (http://www.tiegestao.com.br)
2.1.1.1 Planejamento estratégico
“No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo.” (SILVA, 2010, p. 151).
Do ponto de vista de Sobral e Peci (2012, p.4), o planejamento estratégico compreende a especificação dos objetivos a serem atingidos.
Essa etapa envolve a alta administração.
2.1.1.2 Planejamento tático
“O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executadas pelas várias áreas da organização.” (SILVA, 2010, p. 151).
Para Sobral e Peci (2012, p.4), o planejamento tático refere-se à definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los.
Essa etapa é efetuada envolvendo a gerência.
2.1.1.3 Planejamento operacional
“No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos.” (SILVA, 2012, p. 151).
Segundo Sobral e Peci (2012, p. 4), o processo operacional consiste no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
Essa etapa é realizada com envolvimento da supervisão.
2.1.2 Organização
Traçados os objetivos, é hora de reunir recursos para alcançá-los. Assim é caracterizada a Função Administrativa Organizacional, que irá promover a estrutura necessária para o alcance das metas. Mais quais são estes recursos? Trata-se de pessoas, materiais, tecnologia, finanças, patrimônio, ou seja, tudo o que a empresa precisa para desenvolver seus trabalhos.
Chiavenato (2012, p. 356), à descreve como parte do processo administrativo, responsável por organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, além de estabelecer relações entre eles e suas atribuições.
O objetivo final
...