Funções Do Professor Diante Da Sala
Artigos Científicos: Funções Do Professor Diante Da Sala. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FolhasVerdes • 8/10/2014 • 580 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
No ambiente escolar, o professor trabalha com vários métodos para alcançar o aprendizado de seus alunos, mas infelizmente nem todos participam das atividades propostas pelo seu educador, temos vários motivos para essa ocorrência, como falta de atenção, timidez, influência de algum colega de sala, ou até algum problema que esteja acontecendo em casa, é dever do professor notar a falta de participação e constatar qual o motivo que leva esse aluno a não participar de tais atividades, pois isso acaba influenciando na aprendizagem do aluno, o professor deve observar o aluno por um período de tempo, pois essa falta de participação pode ser temporária ou permanente, se persistir o desinteresse pelas atividades esse aluno deve ser observado de perto, com atividades diferenciadas e estímulos de seu educador, sempre com a intenção de fazer com que ele interaja com os demais alunos.
Na sala de aula, menino e menina se diferem muito, tanto no ritmo de maturação de seus interesses, gostos, formas de socializar-se, a maneira de como brincar, afetividade e principalmente o comportamento.Os meninos são sempre mais agitados, descuidados, esquecidos, desleixados com o material escolar, não demonstram compromisso com a escola, isso acontece desde cedo, ao contrario das meninas que sempre são bem organizadas, caprichosas e com rendimento escolar superior aos meninos.
O professor tem o seu papel de desempenhar, educar, ensinar, e preparar o aluno. Em algumas salas de aula o professor não se dedica tanto, chega sem cumprimentar e já vem passando atividades do livro ou textos na lousa, sem dialogar, esclarecer dúvidas para que o aluno aprenda. Este comportamento faz com que o aluno fique desinteressado e desmotivado a estudar, portanto o professor deve sempre refletir suas atitudes, observar, dedicar e reparar seus erros, sempre que necessário.
A relação “professor e aluno” deve ser baseada na confiança, afetividade e respeito, sendo o professor um orientador para a criança, uma imagem a ser seguida. Sendo que é no convívio diário que o aluno começa a exercitar hábitos, a desenvolver atitudes. O educador deve estimular a participação dos alunos nas aulas, fazendo com que todos se interajam e observar aqueles que possuem mais necessidades, incentivar e despertar o interesse desse aluno, sempre o parabenizando por sua atitude, até mesmo se for um erro, chamar atenção e dizer que está errado, muitas vezes é vista como ponto positivo e muitos alunos entendem isso, pois querem melhorar.
Há a necessidade de professores preparados para interagir com seus alunos, um professor que faça os alunos falarem, se comunicarem, se expressarem, pois a avaliação, ela ajuda a acompanhar o desempenho do aluno, mas não é a única maneira de se avaliar.
Ao visitar uma sala de aula do 4º ano, observamos que a relação da professora com os alunos é de forma agradável e educada. A recepção em sala de aula é o ponto chave para que haja um bom relacionamento entre professor e aluno, seria a primeira impressão da criança. Primeiramente ela os cumprimenta, e passa atividades na lousa explicando de forma que eles fiquem atentos, depois utiliza livros aplicando leituras e atividades. Quando ela muda de uma atividade pra outra, sempre se preocupa perguntando se todos já terminaram a primeira atividade e ajuda na correção dos exercícios também. E quando há um aluno
...