Física 1 - Movimento Unidimensionais E Bidimensionanis
Ensaios: Física 1 - Movimento Unidimensionais E Bidimensionanis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rengaaw • 16/6/2013 • 630 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
Engenharia Química Diurno
Física Experimental II
Experimento: Energia Mecânica.
Objetivo
Estudo da energia mecânica de um sistema.
Fundamentos Teóricos
Trabalho:
O trabalho (grandeza física escalar) é a transferência de energia por uma força podendo ser positiva, negativa ou zero e só acontece quando ocorre o deslocamento. O trabalho realizado pelo corpo A sobre o corpo B é positivo se alguma energia é transferida de A para B, e é negativa se alguma energia é transferida de B para A. Se não existir energia transferida, o trabalho realizado é zero. O trabalho (W) total realizado sobre uma partícula é igual a variação de sua energia cinética (k).
W_Total=∆K=1/2 .m.v_final^2-1/2 .m.v_inicial^2
Energia
É a capacidade de realizar trabalho.
Mecânica (E)
A soma da energia cinética e potencial de um sistema é chamada de energia mecânica total.
E_mec= K_sis+ U_sis
Cinética (K)
Depende apenas da rapidez da partícula e de sua massa, e não da direção do movimento. Além disso, a energia cinética nunca pode ser negativa e é zero apenas quando a partícula está em repouso.
K=1/2.m.v^2
Potencial (U)
A energia transferida a tal sistema, pelo trabalho realizado por forças externas sobre ele, não irá aumentar a energia cinética total do sistema. Em vez disso, a energia transferida é armazenada como energia potencial – energia associada às posições relativas das diferentes partes do sistema.
U=m.g.h
Materiais
Rampa de lançamento.
Corpo de prova (esfera metálica).
Fio de prumo.
Trena milimétrica.
Papel “manilha”.
Papel carbono.
Balança analítica com precisão de um centésimo.
Procedimento Experimental
O Experimento iniciou posicionando a rampa de lançamento sobre a bancada, e no chão foi fixado o papel “manilha” com o papel carbono, como mostra a figura abaixo.
O fio de prumo foi utilizado para marcar a origem do deslocamento.
Figura 1_ Posicionamento da rampa de lançamento.
Foi posicionada a esfera metálica sobre a rampa de lançamento com um pino para apoio. Retirou-se o pino e no papel “manilha” ficou registrado o ponto onde a esfera tocou. O procedimento foi realizado 20 vezes posicionando o corpo de prova no mesmo ponto inicial.
No final do procedimento, foi verificada a marcação da dispersão dos pontos no papel “manilha” e a partir disso foi obtido o ponto médio das marcações, para ter como referência o deslocamento (∆x) da esfera.
Com o auxilio da trena mediu-se a altura da rampa de lançamento, iniciando do ponto final da rampa até o chão (∆y). Mediu-se do nível do prumo até o centro da nuvem dos pontos (marcações da esfera).
Dados Experimentais
Metodologia
O método de equacionamento matemático foi dividido em três etapas: trecho AB; trecho BC e trecho C. Foi calculado o tempo a partir da equação da função horária de posição.
∆y=Voyt+〖gt〗^2/2
A
...