Física - Correntes Elétricas
Por: gabsborges • 6/1/2016 • Relatório de pesquisa • 2.076 Palavras (9 Páginas) • 505 Visualizações
[pic 1]
Trabalho de Física
Gabriel Lima Borges de Almeida
103-B
Felipe Paiva
Física III
São Gonçalo,7 de novembro de 2015
Sumário
Introdução...................................................3
1.CORRENTE ELÉTRICA..............................3
1.1.Corrente contínua.....................................3
1.2 Corrente alternada....................................3
1.3 Sentido da corrente.................................4
1.4 Velocidade da deriva ...............................5
1.5.Densidade da corrente...............................5
1.6 Métodos de medição.................................5
2.RESISTÊNCIA ELÉTRICA...........................5
2.1 Efeito Joule..............................................6
3.DIFERENÇA ENTRE POTENCIAL ELÉTRICO E FONTES DE TENSÃO.............6
3.1.Potencial elétrico.......................................6
3.2.Fontes de tensão.........................................7
3.3.Voltagem..................................................7
4.LEI DE OHM...................................................8
4.1 Primeira lei......................................................8
4.2 Segunda lei.......................................................8
5.CONCLUSÃO ............................................................9
6.REFERÊNCIAS............................................................10
Introdução
No mundo em que vivemos,nos deparamos com diversas coisas que para nós,achamos que não tem explicação,porém,essas explicações podem ser dadas a partir de experimentos físicos que são baseados em leis e fórmulas que são designadas por físicos,que após alguns anos de estudas conseguiram consolidar essas ideias,e assim , justificar esses fenômenos que para a época,não havia dados e pesquisas suficientes,as tais iam surgindo.
Corrente elétrica
A corrente elétrica,pode ser denominada como qualquer movimente que seja ordenada de partículas eletrizadas,e para que a tal partícula se movimente,é necessário que tenha a presença de íons e elétrons livres dentro de seu corpo.
São denominados corpos condutores,aqueles que possuem uma grande concentração de partículas eletrizadas.Nos metais,há uma grande concentração de elétrons livres que se deslocam em um movimento desordenado,quando cria-se um elétron no interior de seu corpo,esses movimentos passam a ser ordenados em um sentido oposto ao do vetor campo elétrico, e então assim é constituída a corrente elétrica.
A intensidade das cargas é dada pela fórmula:
[pic 2]
Corrente contínua é a explicação dada quando o fluxo de cargas elétricas persiste em um mesmo sentido,muitas vezes gerados por:baterias de automóveis,pequenas baterias,fontes de alimentação,que corrigem a corrente alternada para realizar a corrente contínua.
Correntes alternadas é a definição dada a correte,varia de acordo com o tempo,ao contrário de contínua,que se mantém a mesma ao longo do tempo;
[pic 3]
O sentido da corrente,antigamente era definida como o fluxo das cargas positivas,que se movimentavam do polo positivo para o polo negativo.Hoje em dia existe dois tipos de sentidos,o sentido convencional,que é a que expressa o fluxo de cargas positivas,e sentido real,é o movimento dos electrões ,do polo negativo para o positivo.
[pic 4]
Velocidade da deriva é dada como a velocidade média que um elétron,alcança devido a um campo elétrico.Podem ser chamadas de velocidade de deriva axial,aquelas que de moverem em um plano.
Densidade da corrente é o vetor de magnitude igualada a quantidade de cargas por unidade de tempo que passa pela área superficial.A corrente elétrica se relaciona com a densidade da corrente através de uma fórmula:
[pic 5]
Onde:
Φ:É a corrente medida em amperes
J:É a densidade da corrente medida em amperes por metro quadrado
A: É a área por qual a corrente circula
Métodos de medição de corrente elétrica,para calcularmos a intensidade da corrente elétrica,podemos utilizar um amperímetro ou utilzar a fórmula:
[pic 6].
Resistência elétrica
É a capacidade que todo corpo possui para se opor a passagem de corrente elétrica,mesmo que haja uma diferença de potencial.Ela é calculada através das fórmulas da Lei de Ohm,e medida em ohms.
Há uma série de fatores que podem influencias na resistência de um certo condutor,são:a resistência será um tanto maior quanto maior for o seu comprimento,será maior quanto mais fino for o condutor,a resistência elétrica depende da resistividade do condutor,e a resistividade depende da temperatura no qual ele se encontra.
Esses fatores que influenciam a resistência elétrica de um condutor,podem ser explicados a partir da Segunda lei de Ohm,que é dada pela fórmula:
[pic 7]
...