Física Queda Livre
Artigo: Física Queda Livre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: crsouzas • 9/11/2014 • 499 Palavras (2 Páginas) • 659 Visualizações
RELATÓRIO – AULA PRÁTICA
QUEDA LIVRE
Recife-PE, Outubro de 2011
QUEDA LIVRE
Objetivo
Determinar o valor experimental da aceleração da gravidade local de uma esfera.
Introdução
O experimento prático consiste em medir, de maneira automatizada, o tempo de queda livre de uma esfera de aço que cai de alturas variáveis. O uso de lançamento remoto da esfera e sensores nas medidas permite obter um resultado mais confiável para o valor de g (gravidade) comparado ao método manual de lançamento e medida do tempo.
Arranjo Experimental
Equipamentos Utilizados
Fonte elétrica de 20v de tensão;
Sensor de leitura;
Calha de alumínio;
Cronômetro eletrônico;
Esfera de aço;
Régua;
Bases e suportes;
Fios de ligação;
Imã;
Disparador (operador).
Descrição da experiência
O método desenvolvido nessa experiência permite o lançamento remoto da esfera de aço e a obtenção automática dos tempos de queda livre da mesma.
Ajustar o Sensor de Queda na altura desejada, medir 30 cm do ponto 1º ao ponto 2º. Para isso utilizar a régua.
Levar a esfera de aço até o eletroímã. Ela permanece sustentada pela atração do eletroímã. Destrava-se a esfera através do desligamento da fonte, e esta inicia a sua queda no mesmo tempo que automaticamente o cronômetro digital do 1º sensor inicia a contagem do tempo. Esse processo “sincroniza” o lançamento da esfera e o acionamento do cronômetro.
Ao passar no 2º sensor de queda, o cronômetro é travado e o tempo de queda livre parar, e o tempo desejado é registrado. Desta forma pode-se medir o intervalo de tempo entre o instante no qual a esfera foi abandonada até o instante que embate no segundo sensor. Pra cada distância medida deve-se realizar duas vezes o experimento e encontrar a média dos tempos marcados.
Coleta dos dados
Tabela 1: Resultados das medidas
Tabela 2: Valores de g segundo a literatura
n = 8 g = 9,1
Análise
...