Fórum De Orientação Do PIM IV
Exames: Fórum De Orientação Do PIM IV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelloss • 9/11/2014 • 3.098 Palavras (13 Páginas) • 398 Visualizações
Planejamento organizacional dos recursos humanos: objetivos da área, dimensionamento, treinamento e desenvolvimento, trabalho em equipe, terceirização da mão-de-obra.
Toda empresa trabalha usando estratégias. Mas a maioria das empresas elabora seu planejamento estratégico pensando nas áreas de marketing, finanças, vendas, produção e atendimento ao cliente, e
As empresas que seguem modelos de gestão antiquados precisam adequar-se às necessidades humanas de uma certa forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores, dirigentes etc. O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão mais rápidas, constantes e significativas. Isso, na maioria das vezes, leva as empresas a perdas, por falta de planejamento.
Fazer um planejamento da área de RH é uma estratégia de abordagem e um tratamento global da administração, que se integra com o negócio da empresa e inclui preocupação com o futuro. Essa visão não é apenas um conjunto de técnicas para se somar às já existentes e sim uma metodologia para levar os objetivos da empresa adiante, já que as pessoas são responsáveis pelo "fazer" e pelos resultados.
Segundo Lucena (1995, p.84) - "Planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o conseqüente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudança".
A integração entre as várias partes é fundamental. Relacionar o planejamento de Recursos Humanos com o planejamento estratégico, fará com
que os objetivos da empresa sejam mais facilmente alcançados. Muitas vezes, as empresas criam expectativas e delegam "tarefas" que seus colaboradores a princípio não têm condições de chegar a alcançar. Cabe a ela, então, dar as ferramentas e o suporte necessários, para que essa pessoa possa desenvolver-se e levar o objetivo da empresa adiante. Muitas vezes, o que é realizado em uma organização, provém de atos e decisões das pessoas e que por isso só, podem ser realizados de uma forma melhor ou não.
Trabalhar com motivação, desenvolvimento e recompensa dos seres humanos é um desafio crescente e fundamental em um ambiente bastante afetado pela escassez de recursos e a excessiva concorrência.
Trabalhando dessa forma, a missão do "gerente" deixa de ser apenas só dele e passa para as mãos do trabalhador. Todo funcionário que se sente motivado, recompensado e sabe que a empresa preocupa-se com ele, também fará o mesmo pela empresa, ou seja, ele se sentirá parte daquela organização e trará os resultados por ela esperados. As pessoas só dão o melhor de si para a empresa quando sentem que naquele ambiente poderão desenvolver-se e atingir seus objetivos.
Trabalhar com pessoas não é nada fácil. As empresas que pretendem adaptar-se ao ambiente presente e ao futuro terão que mudar a sua forma de se relacionar com as pessoas, deixar de usá-las e se preocupar com suas necessidades e expectativas enquanto ser humano.
A administração de Recursos Humanos traz lucros à empresa e benefícios às pessoas. Criar um valor adicional é uma questão de saber lidar com as pessoas e obter delas o máximo de eficiência, tanto para o desenvolvimento organizacional quanto para o pessoal. É preciso procurar equilibrar os Recursos Humanos com as demais áreas da empresa, pois, na maioria das vezes, é desse setor que virá o suporte para continuidade das metas planejadas. O profissional de Recursos Humanos é o responsável por preparar e desenvolver as pessoas, para que, independentemente do seu setor, venham a trazer os resultados esperados.
DIMENSIONAMENTO
Determinar o número de ocupantes dos vários cargos e funções em uma empresa não é tarefa fácil. Geralmente, essa tarefa é realizada com base na percepção dos chefes, negociações com a administração da empresa e tentativas sucessivas com base em erros e acertos.
Quando nos deparamos com o problema de dimensionamento de mão-de-obra em tempos de empowerment, profissionais polivalentes, cargos multifuncionais e outros avanços na área dos recursos humanos, pensamos que apenas um rápido passeio nos manuais de RH ofereceria não uma, mas algumas alternativas metodológicas para resolver a questão. Entretanto, para nossa surpresa, identificamos a necessidade de aprimorar as técnicas existentes para o (re)dimensionamento do quadro de pessoal. Isso é, no mínimo, intrigante, se relembrarmos todo o processo de downsizing e enxugamento pelo qual as organizações vêm passando há mais de uma década.
Antes de continuarmos com a matéria, precisamos saber o significado das palavras empowerment e downsizing.
Empowerment: Também chamada de delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. O empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. O empowerment se assenta em quatro bases principais:
Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
Downsizing: Em português, essa palavra significa achatamento. É uma das técnicas da Administração contemporânea. A curto prazo envolve demissões,
achatamento da estrutura organizacional, reestruturação,
...