GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS LOGÍSTICO
Dissertações: GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS LOGÍSTICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ReisVivi • 3/10/2013 • 5.014 Palavras (21 Páginas) • 680 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTANA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Campus Paraíso Matutino
GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICO
5º./4º Semestres – 2013 -1
São Paulo
2013
SONDA SUPERMERCADO
E
EMPRESA AZUL LINHAS AÉREAS
São Paulo
2013
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................... p. 4
Capítulo 13 OPORTUNIDADES NO SETOR SUPERMERCADISTA
VIRTUAL: Uma Análise sob a Perspectiva do Consumidor ............ p. 5
13.1 Breve panorama sobre o comércio ........................................ p. 5
13.2 O setor supermercadista na internet ...................................... p. 6
13.3 Aspectos metodológicos da pesquisa .................................... p. 6
13.4 Resultados obtidos ............................................................... p. 8
Capítulo 14 FERRAMENTAS DA QUALIDADE TOTAL APLICADAS NO APERFEIÇOAMENTO DO SERVIÇO LOGÍSTICO ....................... p. 14
14.1. Introdução ........................................................................... p. 14
14.2. Ciclo de Atividades, incertezas e gaps de serviço ................. p. 14
14.3. Ferramentas da Qualidade Total .......................................... p. 16
CAPÍTULO 15 GESTÃO DA CAPACIDADE E DA DEMANDA EM SERVIÇOS LOGÍSTICOS .............................................................................. p. 20
15.1 Conceito e Gestão da Capacidade ....................................... p. 20
15.2 Estratégias para a Gestão da Capacidade em Serviços ........ p. 21
15.3 Trabalhando a Capacidade .................................................. p. 21
15.4 Trabalhando a Demanda ..................................................... p. 23
15.5. Conclusão .......................................................................... p. 25
Introdução
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo oferecer aos leitores um pouco do conhecimento sobre a Logística e Gerenciamento da Cadeia de suprimentos tendo em vista o planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. Para isso, pesquisamos através de referência bibliográfica, sites e pesquisa de campo, assuntos como citaremos no capítulo 13 Oportunidades no setor supermercadista virtual: Uma Análise sob a perspectiva do consumidor e capítulo 14 Ferramentas da qualidade total aplicadas no aperfeiçoamento do serviço logístico e relacionando-os com o Sonda supermercado. Por último o capítulo 15 Gestão da capacidade e da demanda em serviços logístico sendo relacionadas com a empresa Azul Linhas Aéreas.
CAPÍTULO 13
OPORTUNIDADES NO SETOR SUPERMERCADISTA VIRTUAL:
Uma Análise sob a Perspectiva do Consumidor
13.1. Breve panorama sobre o comércio
O crescimento de aberturas de diversas lojas exclusivamente virtuais fez com que os estabelecimentos que exerciam vendas somente tradicionais adotassem o canal virtual para venda de seus produtos.
Muitas lojas virtuais já não existem mais, outras foram compradas por empresas maiores e tem aquelas que cresceram e estão até hoje no mercado.
A grande dificuldade do setor era estimar de quanto seria a demanda para este novo serviço. Seus principais problemas foram não estimar as vendas e seu planejamento para grandes variações de demanda principalmente em períodos como o Natal onde a demanda cresce.
Nos dias de hoje as lojas virtuais se encontram um pouco mais estabilizadas mais longe ainda de estarem atuando em um mercado maduro, pois enfrentam desafios de planejamento de estoques, distribuições físicas e coleta de devoluções não eram tão eficientes entre outros itens, todos esses pertinentes à logística do varejo virtual.
Os consumidores assumiram um papel muito importante como avaliadores do desempenho das empresas virtuais, avaliando todo o processo de prestação de serviço. Para o usuário do serviço o mau planejamento logístico pode causar atraso na entrega do produto comprado, algum tipo de dano, ou até mesmo a não entrega do produto.
Esta percepção do cliente é um fator decisivo para garantir a sobrevivência das lojas virtuais, pois se o serviço prestado pela loja não se adequar as expectativas do usuário o perderá como cliente.
13.2. O setor supermercadista na internet
O que motivou investir em compras virtuais foi o número elevado de produtos expostos e a variação de itens em uma mesma compra onde o usuário do serviço pode comprar um sorvete, ovos e até frutas e legumes que devem ser escolhidos criteriosamente.
Processos feitos pelo consumidor em estabelecimentos tradicionais são agora realizados pelos funcionários do supermercado como escolher o produto, passar no caixa, empacotar e transportar até o cliente.
Na entrega é necessário que o cliente ou uma pessoa indicada por ele esteja presente no ato do recebimento.
Uma fase importante e decisiva para garantir a satisfação do cliente é o agendamento e o prazo de entrega que devem ser cumpridos com rigor.
Este setor de compras virtuais é
...