GESTÃO DE QUALIDADE ATIVIDADE PRATICA FINAL
Por: Denner Grance • 26/9/2020 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 2.184 Visualizações
Para garantir a qualidade de produtos e processos, é plausível que se visite o setor de garantia de qualidade, a fim de averiguar quais são as não conformidades registradas.
João é dono de uma fábrica de tijolos que vem enfrentando uma considerável redução em seus resultados, causada principalmente por baixa produtividade, altos índices de desperdício (por exemplo, elevado número de produtos devolvidos por defeitos) e grande volume de indenizações (muitas delas por acidentes de trabalho). João não entende como isso pode estar acontecendo, já que a fábrica conta com diversos funcionários e equipamentos, o que deveria estar gerando um volume de produção muito além do atual, bem como resultados muito melhores.
Na busca por soluções, João contrata você como consultor para lhe assessorar. Logo na primeira visita à fábrica, você identifica diversas causas para a situação atual:
[pic 1]
Você recomenda a João que o trabalho seja iniciado com a implementação da Metodologia 5S, mas para isso precisa primeiro justificar sua indicação e explicar brevemente no que consiste o 5S. Além disso, para que João possa compreender melhor como será conduzido o trabalho, você precisa comentar sobre etapas e aspectos relevantes que deverão ser considerados na implantação. Para tanto, elabore um relatório com tais considerações, que será utilizado como base para o próximo encontro com João.
RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES
A partir dos dados coletados, podemos verificar que parte das percas podem ser solucionadas com a implantação de uma tarefa simples, mas que requer disciplinar os funcionários para a boa conservação do ambiente de trabalho e de sua produção.
Esta atividade, impulsionara as mudanças de hábitos e culturas dos indivíduos inseridos. A implantação do 5S tem a seguinte estrutura.
- SEIRI – senso de utilização;
Busca identificar e separar aquilo que será útil para a produção, eliminando itens que não agreguem ao local de trabalho, fazendo isso replaneja a localidade de trabalho dando maior liberdade a produção.
- SEITON – senso de organização;
Itens sem uso são eliminados, aqueles que obtiverem uso, devem ser organizados de maneira correta, para não atrapalhar e caso alguém precise seja direcionado pela organização até o local.
- SEISO – senso da limpeza;
Retira toda sujeira, dando destino correto ao lixo. Equipamentos todos higienizados e preparados, desta forma otimiza todo o serviço e a vida útil dos equipamentos.
- SEIKETSU – senso da saúde e higiene;
Mantém os demais sensos aplicados. Além de incluir a padronização e o gerenciamento visual. Este senso torna o ambiente de trabalho mais agradável.
- SHITSUKE – senso autodisciplinar
Assegurar que novos hábitos sejam mantidos, e que as mudanças de culturas sejam sempre para melhorar o ambiente em geral e a boa convivência.
Através desta simples ferramenta, conseguiremos adaptar os funcionários ao ambiente agradável e dando assim maior credibilidade a empresa e saúde aos nossos funcionários. Evitaremos desperdícios de materiais atravessa da organização.
...