GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: JANE_1234 • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.852 Palavras (8 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE – BELÉM
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Desafio Profissional
NOME: ANA LUCIA P. FERREIRA – RA: 9576402087
NOME: ELIZANGELA SANTANA – RA: 9677493454
NOME: LOREN C. CAPRISTO LOPES – RA: 9650538563
NOME: SILVANI OLIVEIRA – RA: 9593420235
SÃO PAULO - SP
2015
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Gestão de Pessoas” e “Técnicas de Administração de Pessoal”, sob orientação do professor-tutor semi-presencial Daniel de Souza.
SÃO PAULO - SP
2015
Sumário
- Introdução
- Desenvolvimento
- Diagnóstico
- Ausência e Conflito
- Insatisfação Salarial
- Desmotivação do emprego
- Ausência de trabalho em equipe
- Plano de Ação
- Ausência e conflitos na comunicação interna
- Insatisfação salarial e Direto Trabalhista
- Desmotivação dos empregados
- Ausência de trabalho em equipe
- Conclusão
- Anexos
- Referências Bibliográficas
- Introdução
Consultoria é um segmento que visa desenvolver soluções em Recursos Humanos através de estratégias voltadas para o dia a dia das organizações, buscando projetos e curto, médio e longo prazo, no intuito de identificar ferramentas e procedimentos seguros para o gerenciamento na gestão deste setor, alinhados á cultura e ao planejamento das empresas.
Acredita-se nos processos de inovação e mudanças como elementos responsáveis pela formação de equipes e por estimular o ambiente de aprendizagem, onde as próprias pessoas possam ser agentes de transformação, compartilhando crenças, pensamento e contribuindo para o processo de inovação sustentável.
Nossa atenção está nos resultados que podemos trazer para os clientes, a partir de uma montagem consistente de administração de Recursos Humanos, aumento do faturamento e lucro por funcionário.
Por tudo isso, conclui-se como desafio construir organizações congruentes para o trabalho e hoje e para a inovação de amanhã.
A empresa SUPERSOFT LTDA preocupada com o momento critica da empresa financeiramente e da relação para com os empregados, identificou a importância na contratação de uma consultoria e, Recursos Humanos, para assim pontuar ações estratégicas na busca da eliminação dos conflitos internos e insatisfatório de seus empregados dos quais estão impactando nos crescimentos e desenvolvimento da empresa.
- Desenvolvimento
2.1 Diagnóstico
Administração de Recursos Humanos surgiu de um conjunto de estratégias atrativas na motivação e desenvolvimento do capital humano de uma organização, tendo como ferramenta o planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de pessoas.
Diante disso, pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. (CHIAVENATO, 1981).
Mediante as informações obtidas pela empresa SUPERSOFT LTDA foi detectado problemas de infraestrutura funcional e gestão organizacional da empresa, dentre eles:
2.1.1 Ausência e conflitos na comunicação interna
Ausência de um empregado capacitado para ser mediador e orientador nos conflitos internos e esclarecimentos de dúvidas de seus empregados.
2.1.2 Insatisfação salarial e direitos trabalhistas
Política de pagamento de salários e benefícios não contempla Convenção Coletiva da categoria.
2.1.3 Desmotivação dos empregados
Ausência de reconhecimento e valorização dos empregados nos trabalhos desenvolvidos com isso impactando na baixa produtividade, desligamento, faltas, atrasos, comprometimento e até mesmo sabotagens.
2.1.4 Ausência do trabalho em equipe
Tanto a diretoria quanto aos empregados, visivelmente nota-se a dificuldade no relacionamento. Profissionais habilidosos, porém, pela falta de metas, planejamento, prazos, recompensas, punições, comunicação com transparência, valorização, motivação, feedback, material e equipamentos com isso dificultando a sinergia entre os departamentos.
- Plano de Ação
Planejamento de todas as ações afim em encontrarmos resultados de curto, médio e longo prazo com planejamento, organização e transparência visando melhores condições de trabalho, satisfação, produtividade, lucratividade e consequentemente visando a missão e valores da empresa a satisfação da realização profissional visando a missão e valores da empresa para com seus colaboradores internos e externos.
Abaixo, ações a serem sugeridas para soluções dos conflitos internos:
3.1.1-Ausência e conflitos na comunicação interna
...