GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tese: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Graane • 18/9/2013 • Tese • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 394 Visualizações
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?
Para que aja esse crescimento de conhecimento dentro da empresa é preciso que ela fosse culturas, crenças e valores que se faz presente no dia a dia do funcionário e da empresa, assim eles vão estar presentes também nos produtos fabricados, orientados pela relação organização-funcionário, funcionário-consumidor, organização-consumidor, ou seja, com a sociedade em si.
A empresa geralmente tem como ponto principal o bem estar de seus consumidores, criando dentro da empresa o conforto de seus funcionários para que possam criar produtos de alta qualidade e sempre inovando. Para que esse conforto exista essa empresa precisa criar normas como:
Humanismo: Potencial humano, promover bem estar, consciência de valores, estimularem o enriquecimento de informações.
Equilíbrio: Mostrar que na empresa tem conceitos que tem que ser cumpridos.
Transparência: Deixar com que seus funcionários saibam a situação que a empresa se encontra seja ela boa ou ruim, para que possam dar idéias e sempre melhorar a organização onde trabalha.
Criatividade: procurar inovações de forma divertida, com determinação contínuo, com sensibilidade e muito conhecimento.
COMO FAZER COM QUE TODOS OS COLABORADORES SE APROPRIEM DESSE CONHECIMENTO NOVO?
A empresa deve criar relações harmonizante com seus colaboradores, assim gerando estruturas da empresa que devem ser sempre reclassificadas perante novas necessidades, sempre mostrando o conhecimento de forma clara por meio de palestras, oficinas, email. Devendo trabalhar de forma mecânica, e também na forma tácita e explicita sempre tentando passar o conhecimento que a empresa tem, e buscando novos conhecimentos para passar.
Estimular seus funcionários para estarem sempre buscando se especializar, procurando ter um contato maior se preocupando por que o funcionário não foi trabalhar, perguntar se falta algo, colocar cartazes de alguma inovação que foi adquirida para a empresa, sempre estar se dispondo para passar novas informações e se empenhando pra que essa informação chegue a cada um dos funcionários.
Em um determinado contexto a empresa deve estar sempre compartilhando informações a partir das quais constrói conhecimento social como uma realidade que por sua vez influencia seu discernimento comportamento e atitude similarmente a visão corporativa apresentada como uma estratégia obscura pelo líder, é construída organizacionalmente em conhecimento pela interação dos membros da corporação com o ambiente e o que por sua vez afeta seu comportamento de negócios.
Por fim tanto a informação quanto o conhecimento são específicos ao contexto e relacionais por dependerem da situação sendo criado dinamicamente na interação social entre as pessoas, onde a empresa sempre deve estar disponibilizando esses serviços.
COMO RETER O CONHECIMENTO DO FUNCIONÁRIO QUE SE AFASTA DA ORGANIZAÇÃO?
Os organizadores e os lideres são os maiores responsáveis em reter o conhecimento de seus funcionários e deixá-los dentro da empresa. Reter os funcionários dentro da empresa não resolve o problema, uma das soluções encontradas é aumentar a equipe para diminuir a dependência que fica com poucas pessoas. Tentar fazer palestras para toda a empresa ou palestras especifica de cada área assim passando o conhecimento para todos, fazendo também atividades recreativas continuamente, oficinas e sempre procurando mais métodos de passar o conhecimento para todos os funcionários sem acepção de pessoas.
Pode parecer contra-intuitivos, mas quando se trata de conhecimento, reter é compartilhar, compartilhar é reter.Se um determinado conhecimento é importante para seu negócio estimule a discussão, o registro em processo, o compartilhamento organizado. Assim articulando de uma boa estratégia de gestão do conhecimento.
Os líderes das organizações devem estar sempre atentos nesse aspecto de não deixar algum conhecimento específico entre somente duas ou três pessoas, pois as mesmas podem ter necessidades de saírem da empresa e assim o conhecimento vai embora com elas, então quem está no comando da empresa deve ser altamente consciente de que o conhecimento não deve estar retido entre poucas pessoas.
DESCREVA OS QUATRO PROCESSOS DE CONVENÇÃO DO CONHECIMENTO - PROCESSO SECI – E FAÇA UM DESENHO ILUSTRATIVO.
O conhecimento necessita de um contexto físico para que seja criado, assim dividido em quatro partes cada um com o seu contexto específico sendo o primeiro deles a;
SOCIALIZAÇÃO: Que é compartilhar e criar o conhecimento tácito através de experiência direta, ou seja, do tácito para tácito. Algumas vezes o individuo compartilha o conhecimento tácito diretamente com o outro, como por exemplo, numa localidade rural onde, pais passam para os filhos a forma de trabalhar somente através da visão que eles têm do trabalho e de sua experiência. A chave para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência, sem alguma forma de experiência compartilhada, é extremamente difícil que uma pessoa projete-se num processo de raciocínio de outro indivíduo. A mera transferência de informação, freqüentemente, tem pouco sentido, se for obstruída das emoções associadas e do contexto específico nos quais as experiências estão inseridas.
O segundo modo é a EXTERNALIZAÇÂO: Articulando conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão de tácito para explícito, é a quintessência do processo de criação do conhecimento no qual o conhecimento tácito se torna explícito tomando a forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. Quando tentamos conceituar uma imagem, expressamos a sua essência principalmente na linguagem. A redação é um ato de conversão do conhecimento tácito em conhecimento articulável. Por exemplo, a vovó de Ana faz um bolo delicioso e ela que aprender a fazer já observou várias vezes a vovó preparando o bolo e agora vai fazer uma receita escrita dos ingredientes e o modo de preparo, feita a redação o conhecimento tácito foi passado para explícito assim chamamos de processo de externalização.
O terceiro modo é a COMBINAÇÂO: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação, de explícito para explícito. O indivíduo troca e combina o conhecimento através de meios como documentos, reuniões, conversas telefônicas ou rede de comunicação computadorizadas. A reconfiguração
...