GESTÃO DE CONFLITOS E EVENTOS CRITICOS
Casos: GESTÃO DE CONFLITOS E EVENTOS CRITICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielgmc • 16/10/2014 • 1.737 Palavras (7 Páginas) • 317 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos
Curso:Segurança pública
Professor: Oscar alvez simões filho
Nome do estudante: Rodrigo Humberto.
Data: 19/09/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
MACARANI: Por volta das 07h40min da manhã desta quarta-feira, 02/05/2012, 03 bandidos fortemente armados, invadiram a casa do gerente do Banco do Brasil de Macarani, Edivaldo Emereciano e tomaram como refém sua esposa, Neura e a empregada do casal, obrigando o gerente a ir à agência do banco pegar todo o dinheiro disponível. Em obediência aos bandidos, Edivaldo seguiu para o banco, em seu próprio automóvel, por exigência dos bandidos, para não despertar a atenção dos funcionários da agência.
A polícia foi avisada pelo setor de inteligência da CAESG, em Vitória da Conquista e chegou ao local antes de o gerente recolher o dinheiro em disponibilidade na agência e, por determinação da superintendência do Banco do Brasil em Salvador, o cofre foi bloqueado impedindo assim, que o resgate fosse pago.
Certamente avisados por “olheiros” da chegada da polícia, os bandidos empreenderam fuga, levando como refém a esposa do gerente e a empregada.
A cidade foi tomada por mais de 40 policiais civis, militares, CAESG e do pelotão Especial de Itapetinga, além do Coordenador Regional de Polícia, Marcus Vinicius, e dos delegados titulares Roberto Júnior, de Itapetinga, Roberto Leal, de Iguaí, e Jorge Luiz, de Macarani, que realizaram diversas diligências na região, sem lograr êxito. O clima foi tenso e o comércio chegou a fechar as portas na parte da manhã, no momento em que o fato ocorreu.
A boa notícia chegou por volta das 14:30h., quando a polícia foi informada da libertação das reféns no distrito de Inhobim, pertencente ao município de Vitória da Conquista.
Por ter passado por uma intervenção cirúrgica recentemente, a esposa do gerente do BB passou mal e foi socorrida em um hospital da região. O comando da polícia se deslocou ao local para acompanhar o retorno das vítimas e tentar prender os sequestradores.
A agência do Banco continua protegida com a presença da polícia, que não divulgou até quando deve permanecer no local.
Fonte: www.sudoestehoje.com.br
Com base no fato acima descrito e no material didático da unidade de aprendizagem responda:
Para que uma negociação tenha êxito existem regras a serem observadas. Aponte e justifique dez regras desenvolvidas pelos negociadores com base nos dados apresentados e pesquisas realizadas por você. (3,0 pontos)
R:
1- Escolha o momento correto para fazer contato: Ao se deparar com uma crise, os primeiros 45 minutos são cruciais, é necessario escolher o melhor momento para fazer o contato.
2- Evite negociar cara a cara: o negociador não devera se expor pois o mesmo não podera prever reação do marginal.
3- Identifique-se como negociador: Ao fazer contato com os marginais,o policial deve identificar-se como negociador,para que o bandido saiba a quem deve se dirigir.
4- Ouvir muito e falar pouco: A tendencia de quem esta tenso é falar muito alto e em tom agressivo. O negociador tem que ser um bom ouvinte.
5- Falar baixo e devagar: Ao falar baixo o negociador demonstra calma.
6- Não ameace: Se o negociador fizer ameaças poderá levar o bandido ao desespero ou sentir-se desafiado.
7- Não prometa se não poder cumprir: Se o negociador fizer promessas e não poder cumprir, o clima de confiança estara prejudicado.
8- Procure ganhar tempo: Quanto mais tempo voce ganhar melhor, assim almenta o tempo de raciocinio dos bandidos, melhor amadurecimento dos processos decisórios,melhor preparo dos meios, principalmente do grupo tático.
9- Respeite o marginal: Todos gostam de ser tratados com respeito, inclisive os marginais.
10- Estimular a rendição: Constantemente estimular a rendição dos marginais como sendo melhor alternativa para todos, procurando mostrar o lado bom de tal atitude.
Questão 2
Acabou com um bom desfecho o sequestro em agência bancária na Avenida da Azenha, na Capital. A partir das 18h30min, os três criminosos iniciaram a soltura dos reféns, que eram funcionários e clientes do banco Bradesco. Ninguém foi ferido durante a ação. O cárcere começou às 16h15min, quando houve uma tentativa de assalto frustrada à agência.
A primeira refém libertada foi Vivian Mocks, 33 anos, gerente do banco, às 18h30min. Ela contou que os bandidos estavam fortemente armados e atearam fogo às câmeras de segurança. O sequestro foi acompanhado pelo marido dela, o advogado Fábio Mocks, 33 anos.
A partir das 19h50min, os reféns foram sendo libertados em duplas, até que todos foram soltos. Apenas os homens foram revistados, para garantir que nenhum bandido saísse disfarçado entre os reféns.
Às 20h, seis homens foram libertados pelos criminosos. Desses, dois saíram algemados e foram levados para uma viatura policial. Mais tarde, às 20h15min, três homens saíram da agência e um deles foi revistado e preso.
Os três criminosos foram identificados como Rafael Lopes de Almeida, Michael Silveira Nunes e Gilson Silva Santos, todos com passagem pela polícia por roubo e homicídio de moradores da Vila Cefer, no Bairro Jardim Carvalho. Eles chegaram ao local num Escort cinza e assaltaram a agência.
Outros três bandidos teriam conseguido fugir após a chegada da
...