GESTÃO DE PESSOAS
Por: Simone Vitor • 21/4/2015 • Relatório de pesquisa • 976 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
Planejamento Estratégico
Estratégia Organizacional
A estratégia define o comportamento da organização interage com o seu contexto ambiental que vai da análise ambiental (o que há no ambiente) e da análise organizacional (o que temos na empresa) em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. É condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos da organização. No qual o único integrante racional e inteligente da estratégia organizacional é o elemento humano. No qual se aproveita as oportunidades externas e de neutralizar as externas, bem como de aproveitar as forças potenciais internas e neutralizar as fraquezas potenciais internas.
A estratégia parte dos objetivos de Missão e Visão da empresa que se pretende realizar, no qual devem ser obedecidos alguns critérios:
- Foco em resultados e não em atividades.
- Consistência, ou seja, ter ligações coerentes e outros objetivos.
- Específicos bem definidos.
- Mensurável quantitativo.
- Periódico (dias, semanas, meses, anos, décadas etc...)
- Ser alcançável, ou seja, os objetivos devem ser perfeitamente possíveis.
A partir da estratégia que se define o planejamento estratégico da organização e o planejamento estratégico de RH. O importante é que o planejamento estratégico da organização tenha ligação direta com o RH, de modo que os objetivos da organização sejam os mesmos que do RH que é o carro chefe deste desafio.
O RH tem em seu planejamento estratégico cinco requisitos que são: fluxo de trabalho, admissão, desligamento, avaliação de desempenho, treinamentos e recompensas que são alimentadas pela demanda de trabalho e o fornecimento de trabalho. No qual pode ser comparada com as organizações no qual segue abaixo três exemplos de modelos de estratégias.
- Planejamento Conservador/Defensivo: conserva as práticas vigentes, aproveita experiências passadas e projeta para o futuro.
- Planejamento Otimizante /Analítico: as decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, em melhorar as práticas vigentes na organização, melhorar continuamente sua base para se ter uma organização cada dia melhor.
- Planejamento Prospectivo/Ofensivo: Projeta o futuro suas ações, e voltado para o sentido de ajustar-se às novas demandas ambientais e preparar – se para futuras contingências, é o contrário do conservador (retrospectivo).
Fatores que intervêm no planejamento de RH
Existem inúmeros fatores intervenientes, como:
Absenteísmo: é o contrário da presença é o momento em que o funcionário não está trabalhando, seja por falta, por atraso ou porque não esta trabalhando no horário do expediente.
As causas e conseqüências das ausências foram intensamente estudadas através de pesquisas que mostram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação para o trabalho, além de fatores internos e externos ao trabalho.
Rotatividade de pessoal: é o resultado da saída de alguns funcionários para entrada de outros que ocorre de uma forma voluntária ou involuntária em um determinado período.
O critério de algumas empresas a rotatividade acontece por período, mês, ano.
Causas da rotatividade: baixos salários, descontentação com o trabalho exercido, benefícios insuficientes, propostas de trabalhos mais atraentes, qualidade, reconhecimento, entre outros.
O planejamento de RH precisa ser mais amplo e abrangente no sentindo de envolver aspectos do capital humano como conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para tornar a organização bem sucedida, dependem e muito das pessoas que trabalham na organização quanto a sua competência, dedicação, qualificação e a motivação que alias e um dos fatores mais positivos para organização se manter sempre à frente.
Planejamento e a JT do Brasil
A JT do Brasil com sua visão e o desejo de se tornar umas das empresas mais qualificadas no ramo automotivo. Vê o planejamento estratégico juntamente com o planejamento de RH como a base para se manter ativa no mercado, pois através do planejamento que podemos rever alguns conceitos e aplicações passadas e alcançar nossos objetivos futuros.
Hoje a JT conta com uma equipe de trabalho muito bem organizada e exemplo para qualquer outra empresa de grande porte, pois se dedica e muito em seu planejamento estratégico para manter e buscar novos clientes. Com um mercado tão competitivo como o que temos hoje a JT do Brasil está sempre analisando o que está acontecendo no ambiente externo para poder se tornar cada vez melhor no que faz.
...