GESTÃO DE PROJETOS
Dissertações: GESTÃO DE PROJETOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilsilane • 3/11/2014 • 1.716 Palavras (7 Páginas) • 291 Visualizações
Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
O PMBOK divide o gerenciamento de projetos em 9 áreas do conhecimento, as quais são abordadas neste artigo.
1. Planejamento do gerenciamento de integração
O gerenciamento de integração do projeto inclui os processos necessários para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. No contexto de gerenciamento de projetos, integração inclui características de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são essenciais para o término do projeto, para gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas e atender os requisitos (PMBOK, 2008).
O processo de integração do projeto consiste em garantir que todas as demais áreas estejam integradas em um todo único. Seu objetivo é estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas, ou até mesmo superadas, pelo projeto.
1.1. Termo de abertura do projeto (TAP)
Segundo o PMBOK (2008), desenvolver o termo de abertura do projeto é o processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas.
O termo de abertura do projeto é o documento legal que reconhece a existência de um projeto. Ele serve como linha de base para o trabalho do gerente do projeto. Contém diversas informações sobre o projeto, incluindo estimativas iniciais de qual o prazo destinado, recursos necessários e orçamento disponível (VARGAS, 2011).
2. Planejamento de gerenciamento do escopo
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário; e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto (PMBOK, 2008).
Segundo Vargas (2009) o gerenciamento de escopo tem como objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço, desejado seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.
2.1. Documento de Requisitos do Projeto (DRP)
Segundo o PMBOK (2008), a documentação descreve como os requisitos individuais atendem às necessidades do negócio para o projeto. Esses podem começar em um alto nível e progressivamente se tornar mais detalhados conforme mais detalhes são conhecidos. Antes das linhas de base serem estabelecidas, os requisitos devem ser não-ambíguos (mensuráveis e passíveis de testes), investigáveis, completos, consistentes e aceitáveis para as principais partes interessadas.
3. Planejamento do gerenciamento do tempo
O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMBOK, 2008).
Os processos de gerenciamento do tempo do projeto e suas ferramentas e técnicas associadas são documentados no plano de gerenciamento do cronograma. O mesmo é contido no plano de gerenciamento do projeto ou é um plano auxiliar, podendo ser formal ou informal, altamente detalhado ou generalizado, baseado nas necessidades do projeto e deve incluir os limites de controle apropriados (PMBOK, 2008).
Para este projeto foi utilizado o método do diagrama de precedência (MDP), o MDP é um método usado no Método Caminho Crítico para a construção de um diagrama de rede do cronograma do projeto e que utiliza quadrados ou retângulos, chamados de nós, para representar as atividades e conectá-las com flechas que indicam as relações lógicas que existem entre elas. Está técnica é chamada também de Atividade no Nó (ANN) (PMBOK, 2008).
Segundo o PMBOK (2008), o MDP inclui quatro tipos de dependências ou relações lógicas:
• Término para início (TI). O início da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora.
• Término para término (TT). O término da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora.
• Início para início (II). O início da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora.
• Início para término (IT). O término da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora.
No MDP, término para início é o tipo mais comumente usado de relação de precedência. A relação início para término é raramente usada mas foi incluída para se ter uma lista completa dos tipos do MDP (PMBOK, 2008).
3.1. Plano de gerenciamento do tempo
O principal objetivo do plano de gerenciamento do tempo é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado, sendo, elaborado seguindo os passos abaixo:
• Passo 1. Avaliar a duração das atividades na lista de atividades com duração;
• Passo 2. Apresentar os tempos na rede de atividades, definindo a PDI (Primeira Data de Início), a PDT (Primeira Data de Término), a UDI (Última Data de Início) e a UDT (Última Data de Término) na rede de atividades;
• Passo 3. Definir as opções de data para o projeto e apresentar para o patrocinado para a definição da melhor opção;
• Passo 4. Elaborar o gráfico de Gantt.
4. Planejamento do gerenciamento de custos
O planejamento dos custos tem por objetivo a elaboração do orçamento do projeto, definindo-se os recursos que serão utilizados (pessoas, equipamentos e materiais de consumo), suas respectivas quantidades e as datas em que serão necessários (MARTINS, 2010).
O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado (PMBOK, 2008).
A EAP é a principal fonte para o planejamento dos custos, já que ele identifica os resultados do projeto. Também podem ser utilizadas informações históricas de custos de outros projetos. O planejamento dos custos é desenvolvido de forma interativa. No início do projeto, geralmente o planejamento é composto de uma estimativa preliminar que apresenta
...