GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Artigo: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nuccy • 30/10/2013 • 4.254 Palavras (18 Páginas) • 436 Visualizações
SUMÁRIO
1. – Introdução 3
2. – Conceito de Orçamento 4
2.1 – Processo decisório no orçamento de capital 6
2.2 – Etapas do orçamento de capital 6
2.3 – Tipos de Orçamento 6
2.4 – Orçamento estático 7
3. – Pontos positivos do orçamento para gestão 9
4. – As questões tributárias para o orçamento 11
4.1 – Imunidades Tributárias – 11
4.2 – Isenções tributárias 12
5. – Balanço Patrimonial 15
6. – Demonstração do Resultado do Exercício Projetado, DRE- 17
7. – DFC– Demonstração dos Fluxos de Caixa 21
8. – A comparação do orçamento com a realização dos métodos quantitativos 23
9. – CONCLUSÃO 25
10 – BIBLIOGRAFIA 26
1. – Introdução
Os estudos que iremos abordar neste trabalho mostram os conteúdos de um orçamento empresarial que são muito importantes para uma boa administração empresarial, pois as empresas buscam obter uma boa administração e de um bom planejamento, visando assim obter uns grandes lucros e ótimos resultados.
Através dos orçamentos empresariais, o BP, DRE e a DFC que podemos aprender e dirigir uma boa empresa.
2. – Conceito de Orçamento
O orçamento vem cada vez mais se tornando mais presente nas organizações auxiliando a melhorar o uso de seus recursos e investimentos diminuindo sues custos e maximizando seus resultados no mercado. É um instrumento utilizado para realizar o planejamento das operações e de investimentos da empresa buscando auxiliar na tomadas de decisão. Orçamento é a técnica, que possui como base, informações e dados de experiências passadas, no entanto deverá se formar também, em ferramenta de orientação no processo de tomadas de decisão da empresa para o futuro.
Portanto orçamento é um instrumento essencial para as empresas e gera um plano de operações para atingir determinado objetivo.
Lunkes (2003 p.39) afirma que:
Os orçamentos, além de serem parâmetros para avaliação dos planos, permitem a apuração do resultadopor área de responsabilidade, desempenhando papel de controle por meio dos sistemas de custos e contabilidade.
Para se obter um belo Orçamento de capital, se faz necessário utilizar destas técnicas, visando a análise adequada principalmente de investimentos, as técnicas principais são técnicas de análise do mesmo, o qual englobaremos. Payback - é utilizado como critério para avaliação de investimentos e demonstra em quanto tempo o investimento inicial sem considerar nenhuma taxa de juros irá retornar aos investidores. Ele é encontrado na soma simples do fluxo de caixa mês a mês até a soma ser igual ao do investimento inicial. Este método visa calcular o número de períodos ou quanto tempo o investidor irá precisar para recuperá-lo investimento realizado. VPL – Valor presente Líquido, ele é obtido subtraindo o investimento inicial do valor das entradas de caixa( fluxo de caixa) descontadas a uma taxa igual ao custo de capital da empresa. Um projeto de investimento e igual ao valor presente de suas entradas de caixa menos o valor presente de suas saídas de caixa. TIR – é definida como a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial de um determinado projeto. O TIR apresenta o lucro que se obteve ao investir um certo projeto e apresentado sob a forma de uma porcentagem. Ele apresenta a taxa interna de retorno de um projeto. Importante destacar queo TIR de um projeto é maior do que a taxa de custo do capital e se for menor não devemos investir nesse projeto, pois estaremos pagando amais pelo capital do que conseguimos receber desse projeto.
Ponto de Equilíbrio Operacional – PEO identifica o volume de operações que a empresa deve realizar para cobrir seus custos fixos e variáveis, ou seja, não ter nenhum lucro nem prejuízo. O PEO é representado pela fórmula abaixo.
PONTO DE EQUILÍBRIOCUSTOS FIXOS TOTAIS DA EMPRESA
OPERACIONAL PREÇO – CUSTO VARIAVEL UNITÁRIO
Ponto de Equilíbrio Financeiro – PEF – identifica o volume de operações, por outro o PEF identifica o valor e dinheiro do faturamento que deve ser alcançado para que a empresa consiga equilibrar suas contas, ou seja não ter lucro nem prejuízo.
PONTO DE EQUILÍBRIOCUSTOS FIXOS TOTAIS DA EMPRESA
FINANCEIRO PREÇO – CUSTO VARIAVEL UNITÁRIO
RECEITA TOTAL DA EMPRESA
Payback descontado – segue a mesma lógica do payback, mas leva em consideração o valor do dinheiro no tempo. O resultado do playback descontado é apresentado em um período de tempo que são sem duvida os métodos para avaliação de investimentos mais considerados e conseqüentemente mais utilizados.
ANO 0 1 2 3 4 5 6 7
FLUXO DE CX PONTUAL -20 5 4 8 8 5 5 5
FLUXO DE CAIXA CUMULATIVO -20 -15 -11 -3 5 10 15 20
VALOR PRESENTE DESCONTADO -20 4,55 3,31 6,01 5,46 3,10 2,82 2,57
FLUXO DE CAIXA CUMULADO DESCONTADO 10% -20 -15,45 -2,15 -6,14 -0,67 2,43 5,25 7,82
2.1 – Processo decisório no orçamento de capital
Também chamado de decisão de dispêndio de capital, ou simplesmente, orçamento de capita é o processo que consiste em avaliar e selecionar investimento de longo prazo , visando maximizar a riqueza dos acionistas.
Dispêndio de capital é um dispêndio de fundos por parte da empresa, o qual se espera que vá produzir benefícios por um período maior
...