GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Casos: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamelacarolinee • 30/4/2014 • 2.821 Palavras (12 Páginas) • 256 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.
2.1 Conceito de Orçamento.........................................................................................Erro! Indicador não definido.
2.1.1Orçamento Geral ................................................................................................5
2.1.1.1Orçamento Flexivel ..........................................................................................6
2.1.1.1.1Pontos positivos do Orçamento para Gestão.................................................6
2.1.1.1.1.1 As questões tributárias para o Orçamento.................................................7
2.1.1.1.1.1.1 Isenção e imunidade tributaria................................................................7
2.1.1.1.1.1.1.1 Balanço Patrimonial..............................................................................8
2.1.1.1.1.1.1.1.1 Demonstração do resultado do exercício..........................................9
2.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Demonstração dos fluxos de caixa...............................................10
2.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos metodos quantitativos.................................................................................................11
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Neste semestre iremos nos aprofundar mais nos meios utilizados na contabilidade. Como Administração financeira e orçamentária, Direito empresarial e tributário, Estatística e Estruturas das demonstrações contábeis.
Os conceitos básicos da estatística para mais fácil aplicação de seus recursos. E com a evolução da contabilidade sofreram transformações os seus meios de controle trazendo melhor maneira de entendimento, tanto dos contadores e empresários quanto ajudando no dia-dia de todos inteiriçados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS DE ORÇAMENTO
O orçamento hoje, segundo Horngren, Datar e Foster, é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejas e controlar o que precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter um sucesso no mercado. Pode-se definir orçamento como uma expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período especifico, é um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro e definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.
Orçamento é visto como uma estratégia empresarial para um determinado exercício se relata em um instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, apresenta previsões que podem ou não ser efetivadas, geralmente o orçamento tem como planejamento a área de finanças e economia levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência.
A pratica do orçamento é tão antiga quanto os homens. Na era pré-histórica, os homens das cavernas em época de inverno, previam a necessidade de comida para passar o período, desta forma, desenvolveram praticas antigas de orçamento. Os gerentes aprendem a antecipar problemas em potencial e como evitá-los. Assim, em vez de enfrentarem problemas futuros, podem direcionar suas energias na exploração de oportunidades. O orçamento deve ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência de sua implementação, realizado em curto prazo normalmente um ano.
Para Frezatti ( 2007, p. 46 )
O orçamento é o plano financeiro para implantar a
estratégia da empresa para determinado exercício.
É mais do q eu uma simples estimativa, pois de
estar baseado no compromisso dos gestores em
termos de metas a serem alcançadas.
2.1.1 ORÇAMENTO GERAL
Definisse em contribuir para o processo de tomadas de decisões é muito importante para o sucesso de qualquer organização, os quatro pontos mais importantes do orçamento são: lucratividade, rentabilidade, liquidez e riscos. O orçamento empresarial se divide em financeiro no qual projeta os financiamentos investimentos e o fluxo de caixa, no qual apura a entrada e saída de recursos financeiros e material serve para calcular gastos e lucros, tem como objetivos apurar necessidades de recursos provenientes de seus cotidianos para o desenvolvimento de suas atividades. Os orçamentos operacionais servem para varias funções de negócios da cadeia de valores, de pesquisas e desenvolvimento par atendimento ao cliente. Receita, produção, mão-de-obra direta e materiais diretos. Orçamento de vendas é considerado o pilar de sustentação de todo o planejamento operacional e financeiro, pois é através deste que se pode projetar a dimensão de toda a estrutura organizacional da empresa.
Orçamento financeiro é a parte do orçamento geral composto do orçamento de dispêndios de capital, do orçamento de caixa. Do balanço de demonstração de fluxo de caixa orçado. Aborda como as operações e os dispêndios planejados de capital afetam o caixa. No orçamento de produção o objetivo é assegurar um nível de produção suficiente para atender a demanda prevista de vendas, orçando o espaço de armazenamento, disponibilidade de mão-de-obra, prazo de entrega de materiais, capacidade dos equipamentos
...