GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL
Tese: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleber100 • 1/6/2014 • Tese • 5.106 Palavras (21 Páginas) • 260 Visualizações
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
ADMINISTRAÇÃO
ATPS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
______________________________________________________________________
Tutor Presencial: Adriano Dias Zago
Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária
Professor EAD: Ivonete Mello de Carvalho
Pólo Presencial Valparaiso – SP
06/2012
DISCENTES
________________________________
“Este trabalho tem como objetivo criar valor para empresa e maximizar riqueza aos acionistas “
Regiane Alves Rossi RA 203896
Cleber Rodrigues Leal RA 204400
Adriana dos Santos RA 203306
Kelly Roberta Alves B. de Oliveira RA 204410
Keila Renata Alves B. Pereira RA 204407
Rosely Almeida Nogueira RA 204368
INTRODUÇÃO
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-_____________________________________________________
O presente trabalho objetiva em mostrar que a administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
Discorreremos sobre a importância do valor do dinheiro no tempo, iremos salientar sobre o quanto é indispensável para a empresa o conhecimento em relação ao risco e ao retorno, o quanto a idéia do modelo CAPM faz combinar um ativo livre de risco com um nível de retorno mínimo fazendo diferença nas aplicações financeiras.
Enfim podemos dizer que a administração financeira de uma empresa pode ser realizada por pessoas ou grupos de pessoas que podem ser denominadas como: vice-presidente de finanças (conhecido como Chief Financial Officer – CFO) diretor financeiro, controller e gerente financeiro, sendo também denominado simplesmente como administrador financeiro. Não devemos esquecer que cada empresa possui e apresenta um especifico organograma e divisões deste setor, dependendo bastante de seu tamanho. Em empresas pequenas, o funcionamento, controle e análise das finanças, são feitas somente no departamento contábil - até mesmo, por questão de encurtar custos e evitar exageros de departamentos, pelo fato de seu pequeno porte, não existindo necessidade de se dividir um setor que está inter-relacionado e, que dependendo da capacitação do responsável desse setor, poderá muito bem arcar com as duas funções: de tesouraria e controladoria.
Enfim, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da administração financeira e orçamentária nos dias atuais e como ela pode garantir o sucesso e a vantagem competitiva de uma organização.
Para continuarmos neste assunto é preciso entender o que representa a área financeira e orçamentária de uma empresa.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ?
A Administração Financeira é a administração ativa dos fundos de uma empresa, envolve várias atividades como controle do fluxo de caixa, realização de orçamentos, análise de investimentos.
O principal objetivo é criar valor para empresa e maximizar riqueza aos acionistas. Perceba a diferença entre riqueza e lucro. Maximizar riqueza tem uma visão a longo prazo, diferente da maximização do lucro que tem visão a curto prazo. Atingir esse objetivo é possível por meio da verificação do:
1.Retorno do capital próprio
2. Perspectiva a longo prazo
3. Valor do dinheiro no tempo
4. Risco
5.Distribuição de dividendos
É a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade. Essa disciplina usa de aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio como citamos acima, mais especificamente, ao usar o valor presente líquido (fluxo de caixa futuro, descontando o valor presente menos os custos originais) para medir a rentabilidade. Ao tentar atingir este objetivo o administrador precisa aplicar o balanceamento entre o risco e o retorno.
O principal papel do Administrador Financeiro é o de cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas.
Por intermédio do preço da ação ordinária podemos verificar a riqueza de uma organização. Quando o preço de uma ação aumenta, diz-se que a riqueza de seus acionistas também aumenta.
A partir de análises financeiras o administrador tem condições de tomar decisões corretas no momento correto, para que dessa forma consiga atingir sua meta principal que é a de alavancar a organização.
Para que isso seja possível é necessário que o administrador se envolva com as mudanças que ocorrem freqüentemente no campo das finanças, que se mantenha sempre atualizado com o cenário interno e externo da empresa e dessa forma consiga atingir os objetivos desta.
Elaborando uma tabela, com os três diferentes tipos de sociedades, detalhando as características de cada uma, bem como as vantagens e desvantagens
...