GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS
Trabalho acadêmico: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mateustrento • 5/11/2014 • Trabalho acadêmico • 2.897 Palavras (12 Páginas) • 225 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é salientar a tamanha importância no que se refere ao assunto sobre a gestão financeira, dentro das organizações. A gestão financeira é de suma importância no que diz respeito ao crescimento e alavancagem das empresas a qual precisa de uma ferramenta de gestão que a auxilie na busca de seus objetivos. A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa através de estudos e levantando informações relevantes a organização, para se saber a real saúde e quando e onde investir capital.
E a principal ênfase deste estudo é descobrir e agregar valor aos conteúdos anteriormente estudados e qual a importância da aplicação destas ferramentas apresentadas para o aprendizado de como desenvolver um trabalho na área das citadas disciplinas e aperfeiçoar os conhecimentos dos conceitos e definições das mesmas, com esses conhecimentos o contador terá mais facilidades para a execução da função nas organizações.
2 DESENVOLVIMENTO
Muitas empresas ainda fazem seu planejamento e utiliza a contabilidade somente para cálculos dos prováveis gastos presentes e futuros, baseados em dados do ano anterior e assim fazem as definições estratégicas para o futuro da empresa.
E para mudar a visão dos gestores atuais que será abordado o papel que a gestão financeira o orçamento empresarial, as noções de atuária e o direito empresarial têm em uma organização, consequentemente em como pode ajudar as empresas que desejam se destacar em um mercado tão competitivo, e de como gestores tem um conceito considerado distorcido com relação a sua real aplicação. Ao se pensar neste tipo de pensamento nos dias atuais por gestores de diversas empresas, é que devemos ressaltar a importância de uma gestão financeira eficaz, segura e que caminhe junto com os objetivos da organização.
2.1.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Atualmente toda empresa independente se seu ramo de atuação e porte deve realizar primeiramente o planejamento, muitas vezes os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, acabam que os planos não são formalizados.
No que diz respeito ao crescimento das atividades empresariais o planejamento de qualidade deve ser feito com base em dados e informações corretas, ou seja, é preciso planejar as diretrizes, as estratégias, as metas, os objetivos e as ações que garantam a continuidade e o aumento da riqueza dos acionistas ou proprietários. Outra ferramenta a ser utilizada em conjunto é o orçamento empresarial que analisa as metas e objetivos da empresa funcionando assim como meio para se comunicar e informar como a empresa esta caminhando, não deve ser visto como uma ferramenta limitador e controlador de gastos e sim como uma proteção das atividades financeiras das organizações.
2.1.2 Conceitos de Gestão Financeira
A gestão financeira esta presente em organização independente do seu porte e ramo, e através da coleta de dados, análises concretas, chega-se a decisões financeiras importantes e necessárias a atividade da organização, é responsável pela obtenção, controle e utilização dos recursos financeiros, também devera garantir a rentabilidade dos seus recursos. É de extrema importância para o gestor, pois esta ferramenta garante que todas as aplicações e recursos da empresa antes de ser utilizado passam por uma analise e posteriormente verifica se é viável ou não, e desta maneira para o gestor antes da tomada de decisão é preciso que a gestão financeira apresente bons resultados. É importante que os envolvidos tenha conhecimento e saiba utilizar a gestão financeira a favor da organização, afim de sempre obter melhores resultados.
2.1.3 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa
Atualmente toda organização necessita do total gerenciamento através da gestão financeira e do fluxo de caixa, com as constantes mudanças no mercado às empresas devem cada vez mais ter além de todas as ferramentas de gestão adequadas a sua necessidade, dispor de um fluxo de caixa eficiente, e na falta deste as empresas acabam perdendo ou aplicando recursos indevidamente por falta da administração do caixa. Podemos dizer que o fluxo de caixa, é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico e mostra de forma transparente a verdadeira situação financeira da empresa. Os gestores devem deter a competência de administrar todos os recursos financeiros, e para seu auxilio o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações e reforçando ainda mais a ideia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração, onde através de informações e coleta de dados se prepara o planejamento financeiro e estratégico, frente a competitividade e disputa por uma fatia do mercado.
2.1.4 Principais Decisões de Investimentos
As decisões de investimentos esta ligada diretamente à destinação dos recursos financeiros para a aplicação de ativos correntes e não correntes, considerando o risco e o retorno dos capitais investidos. Com isso podem-se citar algumas das principais decisões de investimentos. Aplicações financeiras de longo e médio prazo, empréstimos concedidos, participação em controladas e coligadas participações em outras empresas, terrenos, obras civis, móveis, utensílios e instalações, máquinas, ferramentas e equipamentos, veículos e etc.
Após se ter definido onde o capital será investido, se realiza um projeto de viabilidade para avaliar as alternativas mais favoráveis à implantação para assim poder tomar uma decisão favorável à organização. Já o administrador financeiro em conjunto com outras áreas da organização deve avaliar e aprovar o projeto e sua implantação, ou se necessário refazer o projeto para avaliar novas alternativas para o alcance dos objetivos e resultados esperados.
2.1.5 Risco e Retorno
Os riscos variam de nível de acordo com o tamanho do investimento, ou seja, quando maior o investimento, consequentemente maior será o risco, podemos citar alguns tipos, tais como, os riscos de mercado, riscos político, riscos de taxas de juros, riscos de créditos, riscos de países e riscos de câmbio externo. Entre os riscos mencionados podemos descrever o risco de mercado que se trata de movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista, o risco de crédito é quando determinada empresa
...