GESTÃO GERAL
Seminário: GESTÃO GERAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathali1994 • 22/3/2014 • Seminário • 333 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO GERAL
São vários os conceitos sobre Administração que existem espalhados nos diversos livros da área. Apesar de ser subjulgada por muitas pessoas que não conhecem a fundo a área, ela é essencial para as empresas do mundo inteiro. Levando em conta que toda empresa necessita de um Administrador para gerenciá-la, já é possível ter uma noção do número de oportunidades da área. Isso tudo, sem contar nos profissionais especializados em marketing, finanças e produção, por exemplo, que as empresas possuem (o que é mais comum em médias e grandes empresas).
No entanto, existe uma definição bem interessante e conhecida por qualquer profissional da área:
“Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.”
Ou seja, a Administração vai muito além de apenar “cuidar de uma empresa”, como muitos imaginam, mas compreende a capacidade de conseguir utilizar os recursos existentes (sejam eles: recursos humanos, materiais, financeiros,…) para atingir os objetivos da empresa.
O QUE UM ADMINISTRADOR FAZ?
Muitas pessoas não sabem o que um administrador faz. E muitas outras ainda pensam que qualquer pessoa pode substituí-lo. Engano deles! De forma resumida, as funções de um administrador compreendem em um processo de 4 etapas, que se feitas de forma errada podem culminar no fracasso de uma empresa. Confira a seguir cada uma dessas etapas e o que é realizado nelas:
Planejar: etapa referente à formulação dos objetivos e as formas de alcança-los.
Organizar: processo de designar as tarefas, alocar os recursos e coordenar as atividades.
Dirigir: conduzir e motivar as pessoas para a realização dos objetivos, estabelecer comunicação com ela, ou seja, lidera-las.
Controlar: comparar o desempenho atual com o que foi planejado, estabelecendo as estratégias necessárias para possíveis correções no processo.
Apesar de serem etapas de um processo, elas devem ser realizadas de forma integrada. E é essa visão sistêmica da empresa que o administrador consegue ter, podendo prever os acontecimentos que podem surgir e reagir de forma mais rápida às mudanças, levando as organizações ao sucesso.
...