GESTÃO PÚBLICA NO ÂMBITO SOCIAL
Trabalho Universitário: GESTÃO PÚBLICA NO ÂMBITO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 46carlao46 • 23/2/2015 • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 303 Visualizações
José Carlos. Gestão Pública no Âmbito Social. 2014. 8. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, 2014.
RESUMO
Ao iniciar um profundo conhecimento à respeito da Gestão Pública, pode-se notar que ela desempenha um papel extremamente importante na sociedade, como o de desenvolvimento na área urbana e também um crescimento na área econômica. A Gestão Pública é de imenso valor, pois através dela pode-se beneficiar a sociedade como um todo, e não apenas uma pequena parte de indivíduos presentes na coletividade. Pode-se constatar que o Gestor Público não trabalha em beneficio próprio, mas sim de um modo geral, desta maneira proporcionando uma vida melhor para cada indivíduo. Cada Gestor deve cumprir seu papel com seriedade, dedicação, honestidade, eficiência, eficácia e efetividade, visando sobre tudo o crescimento de toda nação. Ao decorrer de todo o estudo será apresentado o conceito do que representa a Gestão Pública, a quem fornece auxilio, qual a sua finalidade, função, aos quais serão abordados de uma maneira bem clara.
Palavras-chave: Finalidade. Eficiência. Eficácia. Efetividade. Auxílio.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 COMO SURGIU? 6
2.2 A QUEM SERVE? 6
2.3 A FUNÇÃO DA GESTÃO NA CONTEMPORANEIDADE 6
2.4 SISTEMAS INFORMATIZADOS ALIADOS À GESTÃO PÚBLICA 7
2.5 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 7
2.6 DESENVOLVIMENTO SOCIAL 8
3 CONCLUSÃO 8
1 INTRODUÇÃO
Todo órgão administrativo necessita da Gestão Pública, pois ela é responsável pelo progresso econômico e urbano das cidades. Pode-se dizer que para ocorrer tal progresso na gestão correspondendo à administração de uma cidade é de extrema necessidade que possa haver a eficiência.
Quando fala-se à respeito de Gestão Pública pensa-se em apenas administração, mas não é apenas isso, é o ato de gerir órgãos públicos com eficiência, eficácia e efetividade, é corresponder aos requisitos necessários para que possa haver avanço aos órgãos sejam eles nas esferas Municipais, Estaduais ou Federais, é levar a sério seu trabalho buscando sempre o melhor para a coletividade e não buscando interesses próprios dos quais não levam a parte alguma.
Pode-se notar nos dias atuais que muitos gestores, visando benefícios próprios acabam afundando sua cidade. Porém, hoje vemos que há gestores íntegros visando ganhos para toda a população.
A Gestão Pública vem para dar primazia ao desenvolvimento da cidade buscando melhorias para a população que vive no município.
Nos órgãos públicos quanto maior for a solicitação de elaboração de projetos que possuam a eficiência necessária, muito maior será a responsabilidade de capacitação do gestor público.
Buscando sempre a excelência, que é uma palavra fundamental na Gestão Pública, observa-se por meio dela, processos de fundamentação de estruturas do poder público, e que beneficie tanto a estrutura física quanto a estrutura econômica de um município.
O gestor deve visar o que é melhor para os setores que ele administra, pois assim virá a recompensa de uma gestão bem sucedida.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 COMO SURGIU?
Ao longo dos anos, países como México e Brasil desenvolveram métodos de processos mais eficazes na administração pública, para torná-la mais eficiente e avançada, desta forma, buscando sempre suprir as necessidades da população. No Brasil, a restauração da administração iniciou um debate para que fosse colocada em prática em todo o âmbito nacional a reforma administrativa do país. Em cada época histórica pode-se perceber que sempre houve reformas que pudessem atender aos indivíduos, para que dessa maneira houvesse desenvolvimento.
O Gestor dever fazer o melhor para que as carências que há em uma sociedade sejam ressarcidas através de uma gestão colaboradora com todos da sociedade.
2.2 A QUEM SERVE?
A sociedade deve saber que possui direitos que estão descritos na Constituição Federal a qual no artigo 5° diz que todos tem direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, ou seja, a população
...