GOVERNAÇÃO E CAPACIDADE HUMANA
Tese: GOVERNAÇÃO E CAPACIDADE HUMANA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1472588888 • 13/11/2013 • Tese • 620 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
1. ETAPA 1
1.1. A ADMINISTRAÇÃO E A HABILIDADE HUMANA
Este relatório tem como objetivo demonstrar a habilidade humana de administrar e mostrar os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração com base nas pesquisas realizadas pelo grupo sobre o surgimento; as características marcantes, evidenciando os princípios e as contribuições nas organizações na época.
A administração consiste em analisar os objetivos propostos pelas organizações e demonstrar resultado empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os projetos realizados em todas as áreas da empresa a fim de atingir todos os objetivos da melhor maneira possível. As Habilidades Humanas referem-se às relações interpessoais no trabalho e com a facilidade de trabalhar em equipe utilizando da capacidade de coordenar, liderar, comunicar-se, motivar e resolver problemas.
Também conhecida como uma Habilidade Humana a administração surgiu através de teorias organizacionais após a Revolução Industrial devido à necessidade de alcançar a excelência das ações de uma organização, tendo como pioneiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915), autor da Teoria científica da Administração, e Jules Henri Fayol (1841-1925) autor da Teoria Clássica.
Taylor induzia a prática da divisão do trabalho enfatizando tempos e métodos a fim de alcançar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. A partir disso surgem as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance de suas metas.
Henry Fayol defendia princípios baseado em sua experiência na alta administração, estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização. Focando seus estudos na unidade de comando, responsabilidade e autoridade observando a empresa como um sistema fechado, utilizando de métodos como manipulação dos trabalhadores, bem como a administração cientifica de Taylor, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
A escola da administração científica foi iniciada por Taylor, considerado o fundador da Teoria Geral da Administração. Sua preocupação era eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar os meios de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Taylor desenvolveu uma análise do trabalho realizado pelos operários através de um estudo dos tempos e movimentos, que permitiu a racionalização dos métodos de trabalho dos operários e a fixação de tempos padrões para a execução de cada tarefa.
A linha de montagem na qual o operário executava as tarefas simples e repetitivas é um exemplo de produção em massa, onde foi simplificadas e padronizadas as tarefas de trabalho.
Os princípios da produção em massa era a padronização de máquinas e equipamentos de produção, o cuidado com seu arranjo físico, a racionalização do trabalho sendo aplicados os princípios da administração científica aos funcionários e ritmo onde cada movimento era ordenado em uma série de operações planejadas em postos de trabalhos específicos e sequenciais.
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada
...