GRUPOS/ EQUIPES E LIDERANÇA
Tese: GRUPOS/ EQUIPES E LIDERANÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pegoclaudia • 10/11/2013 • Tese • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 468 Visualizações
ETAPA Nº 3- GRUPOS/ EQUIPES E LIDERANÇA______________________________
• PASSO 1
Analisando a imagem ilustrada percebemos que haviam dois fluxos de trabalho coordenados e compostos por grupos , quando os fluxos se encontraram nitidamente ficou claro, que pontos negativos se sobressaíram representando o erro.
Falta de envolvimento do grupo em comum com equipe.
A liderança não foi ativa participativa e não teve a percepção do andamento da obra.
Não houve uma comunicação eficiente entre os grupos em todos os níveis para o bom desfecho de seus objetivos.
O trabalho em equipe não existiu prevalecendo na descoberta do erro as intrigas e a acusação de quem errou em focar na resolução do problema, ocasionado por falta de interação prejudicando seu próprio trabalho.
• PASSO 2
Após analisar o material do artigo e da aula, descobrimos fatores que diferenciaram grupos de equipes na organização.
O grupo propriamente falado é apenas a base de um negócio, ou seja, pessoas que se reúnem para realização de seus interesses e obrigações.
O objetivo das organizações é que ocorra a transformação de seus grupos de trabalhos em equipes, no qual podemos somar nossos conhecimentos e metas, convertendo em um resultado homogêneo.
Grupos e equipes são formados por pessoas diferentes que tenha o mesmo objetivo comum, nem toda a empresa consegue transformar grupos em equipes, ou seja, cada ser humano tem um jeito de agir, visando o seu próprio bem, deixando os outros integrantes do grupo só. Uma equipe age de forma diferente, visando o bem estar de todos, se temos uma meta a atingir e algum integrante do grupo já bateu uma meta, ele ajuda o companheiro de trabalho a bater também a sua meta.
O fato essencial para o sucesso do trabalho em equipe é a percepção que devemos ter do valor que cada individuo agrega a qualquer tipo de trabalho, percebemos que o confronto positivo de ideias e discussões fundamentadas para um bem final é fato que deve ser relevante para qualquer atividade, afinal tendo ideias diferentes e percepções diferentes podem abordar um número maior de fator para resultarem em um trabalho uniforme e facilitador.
ETAPA Nº 4- PERCEPÇÃO/ ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO______________
• PASSO 1
Percebemos que as barreiras criadas com o passar do tempo, a concorrência por mais conhecimento que o outro e a má disseminação da informação mesmo nos tempos de hoje nas organizações é o que mais dificulta a comunicação e o compartilhamento de informações e conhecimentos.
Cada indivíduo tem uma forma de expressar e entender como a comunicação deve ser usada, ou seja, cada um usa da sua forma que acha correto. No entanto a comunicação deve ser direta e objetiva a fim de atender as necessidades existentes.
• PASSO 2
Comunicação empresarial
A comunicação empresarial tem como objetivo, buscar a melhor forma e meio de atingir seu publico alvo, comunidade, com o cliente, com os agentes governamentais, com os fornecedores, enfim, com outras organizações e/ou agentes que também atuam nesse universo ou rede.
Comunicação organizacional
A comunicação Organizacional é essencial para a operação da entidade e estão intimamente vinculados às formas de significar, valorar e expressar uma organização, isto é, ao processo comunicacional e constitutivo da cultura da organização, e de sua identidade.
Seu foco são seus públicos internos e externos, neste caso a comunicação pode ser entendida, então, como um alicerce que dá forma à organização, fazendo-a ser aquilo que ela é. Porém, isso não significa que a comunicação seja algo autônomo, porque ela será sempre correspondente à forma de ser daquilo que a engendra, neste caso, a empresa ou instituição.
Globalização
Comparando o artigo com a ATPS, descobrimos que independente do tipo de comunicação seja ela, empresarial, organizacional ou interpessoal a globalização é um fator importante, presente na influencia, atualização ou mudanças no processo comunicativo, para que seja atingido o objetivo da comunicação.
Este processo requer inovação, flexibilidade, planejamento e estratégias.
Limites
Comparando o artigo com a ATPS, descobrimos que independente do tipo de comunicação seja ela, empresarial, organizacional ou interpessoal os limites, são consideradas barreiras, presentes e que requer processos estratégicos com ações dinâmicas, criativas e inovadoras para serem ultrapassadas.
Estratégias
Comparando o artigo com a ATPS, descobrimos que todo e qualquer tipo de comunicação é de suma importância a elaboração estratégica de como agir e se comunicar, analisando diversos fatores, como, cultura, objetivos, publico alvo.
As transformações estruturais que ocorrem no mundo e na sociedade provocam profundas alterações na forma de relacionamento das organizações: para sobreviverem e tornarem-se competitivas no mundo globalizado, elas necessitam criar mecanismos que auxiliem no processo de transformação e que permitam, em um contexto de redes de informações, maior integração com os diversos agentes com que interagem. No ambiente empresarial, a ênfase que era dada a produção mudou para ênfase ao consumidor. Portanto, a empresa precisa da melhor forma possível, comunicar-se com a comunidade, com o cliente, com os agentes governamentais,
...