Gastronomia Regiao Brasileira
Por: thaysbueno • 3/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 928 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
Região Sul
A culinária recebeu influência dos países que faz fronteira (Argentina, Paraguai e Uruguai), sendo o churrasco uma das principais comidas.
Com a imigração, muitos descendentes de italianos se instalaram em colônias na região, foram os responsáveis em espalhar os pratos como a polenta, frango, massas como a sopa de capelleti, embutidos e bebidas como o vinho. Por isso, existem restaurantes italianos variados em Curitiba. A cozinha alemã também trás sua influencia, pratos da culinária alemã são formados por ingredientes como batatas, salsinhas, joelho de porco e bebidas como cerveja. Devido a imigração alemã surgiu a Oktoberfest, um dos maiores festivais germânicos do Brasil que acontece na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Com a chegada dos tropeiros paulistas e mineiros, que escravizaram os índios, o gado permaneceu solto pelos campos e se espalhou pelo sul do território, pois não havia predadores. Daí a abundância de pastos e a tradição do churrasco gaúcho A região sul do Brasil possui uma variedade enorme em sua culinária, a carne bovina, a cozinha típica do interior, a presença da culinária Italiana, traços da comida alemã. Porém, o que mais se destaca e caracteriza o Sul, é o bom e famoso churrasco com chimarrão.
Principais ingredientes: carne bovina e ovina,arroz, farinha de milho e mandioca, pinhão e fubá
Pratos típicos: Barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz carreteiro, costela assada no fogo do chão, polenta, pinhão cozido ou assado.
Região Sudeste
A culinária do Sudeste era essencialmente influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Alimentos simples, como raízes, carnes, grãos e vegetais foram espalhados por todo o território do Sudeste, o que fez com que a gastronomia de cada estado se tornasse bastante similar em ingredientes e no preparo dos alimentos. Os bandeirantes que desbravaram o interior, especialmente Minas Gerais, em busca de riquezas, ao realizarem grandes viagens precisavam carregar alimentos duráveis como feijão e milho, que deram origem ao virado paulista, que atualmente, é feito com cebola, alho e toucinho. Com a baixa busca pelo ouro em Minas Gerais, o estado passou a investir na produção pecuária, e através do leite, veio a se tornar o maior produtor de queijo e doce do Brasil. Outras influências vieram através de imigrantes italianos e japoneses, em São Paulo, que trouxeram a pizza, o sushi e o sashimi; árabes e espanhois, no Rio de Janeiro, com comidas como esfirras, tabules, quibes, kaftas, paella, além de alemães e também italianos, no estado do Espírito Santo, com pratos como polenta, café colonial, chucrutes.
Principais ingredientes: arroz, feijão, ovo, carnes, massas, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho.
Pratos típicos: Tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo, frango com quiabo
Região Centro Oeste
A culinária da região é influenciada pela pecuária, uma das principais atividades econômicas do território, daí a grande preferência da população do Centro-Oeste por carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração também trouxeram a culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Ao norte do estado, a proximidade com o Pará refletiu diretamente no preparo de alguns pratos, principalmente os que são feitos com carne-de-sol e pequi. O Mato Grosso do Sul, no entanto, sofreu forte influência da culinária latino-americana,principalmente nos ensopados de peixe. Devido à diversidade da fauna pantaneira, carnes exóticas e peixes típicos da região, como o Pacu, o Pintado e o Dourado também fazem parte do cardápio local.
Principais ingredientes: Pequi, mandioca, carne seca, milho, peixes como o pacu, pintado e dourado e leite.
Pratos típicos: Arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada, pamanho.
Região Norte
A culinária do Norte do Brasil possui forte influência indígena, com muitos pratos de peixes e carnes de caça. Parte da cultura portuguesa foi incorporada na gastronomia através dos imigrantes que permaneceram na região após a colonização. É considerada por muitos o maior exemplo de culinária tipicamente nacional devido aos ingredientes do bioma amazonico . Apesar de suas raízes amazônicas, a cozinha regional sofreu influência forte de imigrantes portugueses, logo no início da colonização. Depois, com o ciclo da borracha, outros povos chegaram e deixaram seus traços na culinária, como é o caso de libaneses, japoneses, italianos e até mesmo os próprios nordestinos que migraram para a região nesse mesmo período..
...