Generos Textuais
Pesquisas Acadêmicas: Generos Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/9/2013 • 742 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
Introdução
Os gêneros textuais são estruturas que compõem um texto,seja escritos ou orais com características comuns procuram a atingir intenções comunicativas, já, quanto aos tipos textuais, Marcuschi (2005) afirma que eles são usados para designar uma espécie definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas), abrangendo as seguintes categorias: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
Marcuschi (2005) também afirma que tanto os gêneros textuais quanto os tipos de texto surgem das necessidades sócio-culturais e das inovações tecnológicas, dessa forma, apresentando-se dinâmicos e maleáveis tanto na escrita como na oralidade. Um dos exemplos que originam gêneros textuais são as tecnologias e seus usos como no rádio, jornal, televisão, etc. O que origina também editoriais, artigos de fundo, notícias e telefonemas, caracterizando o fenômeno denominado transmutação de gêneros, com a assimilação de um gênero pelo outro, como citado Bakhtin (1997 apud Marcuschi, 2005).
Assim, para que a interação entre falantes aconteça, cada sociedade traz comnsigo um legado de gênros, por meio das quais são compartilhados conhecimentos comuns e em consequência das mudanças sociais, os gêneros se alteram desaparecem e se transforma em outros gêneros.
O gênero textual do agrupamento do narrar é o conjunto coerente de enunciados que forma uma unidade de sentido e que tem intenção comunicativa dar-se o nome de texto. O ato de narrar, por outro lado, faz referência ao ato de contar ou referir uma história ,tanto verídica como fictícia.
Pode-se dizer, por conseguinte, que o texto narrativo é aquele que inclui o relato de acontecimentos que têm lugar num determinado local e ao longo de um determinado espaço temporal. Esse relato inclui a participação de diversos personagens,os quais podem ser reais ou imaginários.
A narração é composta por uma sucessão de fatos e acontecimentos.
Algumas caracrísticas dos gêneros de narrar:
Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos tipos. Novela: muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo
Conto: É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.
Crônica: por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.
Fábula: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa. O diferencial se dá, principalmente, no objetivo do texto, que é o de dar algum ensinamento, uma moral. Outra diferença é que as personagens são animais, mas com características de comportamento e socialização semelhantes às dos seres humanos.
Parábola: é a versão da fábula com personagens humanas. O objetivo é o mesmo, o de ensinar algo. Para isso são utilizadas situações do dia a dia das pessoas.
Apólogo: é semelhante à fábula e à parábola, mas pode se utilizar das mais diversas e alegóricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não. Da mesma forma que as outras duas, ilustra uma lição de sabedoria.
Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita. O autor, portanto é o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionárias.
A importância da linguagem corporal para a comunicação do aluno é um processo dinâmico e importante nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem.
Tipos de atividades para explorar a linguagem corporal: Espelho, espelho meu!, exploração de texturas e Cantinho da Leitura entre outros.
...