Geologia
Tese: Geologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debiscris • 30/11/2014 • Tese • 541 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
1.Brilho: Quantidade de luz refletida pela superfície do mineral. Existem três tipos de brilho; metálico, submetálico e não-metálico.
Cor: Resulta da absorção seletiva de comprimentos de onda da luz branca pelos minerais.
Traço: Cor do pó fino do mineral.
Forma: É a configuração externa do mineral ou do conjunto de indivíduos da mesma espécie mineral.
Clivagem: Propriedades que alguns minerais tem de se fragmentarem segundo determinadas superfícies planas e paralelas, relacionadas a estrutura cristalina.
Dureza: Resistência que o mineral oferece ao ser riscado por outro ou por objeto.
Densidade: Relação entre o peso do mineral e o peso de um mesmo volume de água destilada à 4°C.
2.a) As rochas ígneas são ricas em sílica, ferro, magnésio, feldspato, piroxênio, biotita, quartzo e outros.
d) O granito é a rocha mais empregada na construção civil. É utilizado como blocos para pedestal de monumentos, alicerce, muros e meio-fios, paralelepípedos e pedras irregulares para pavimentação, brita para concreto e pavimentação, placas para revestimentos. Depósitos de areia em regiões graníticas. E o basalto tem utilização maior como brita.
3. Temperatura: Ao aprofundarem-se progressivamente sob um crescente número de camadas de sedimentos as rochas vão sofrendo temperaturas cada vez mais elevadas.
Pressão: A simples elevação de temperatura não é um fator determinante do metamorfismo, mas é principalmente a pressão em combinação com a temperatura que mais contribui para as profundas modificações das rochas. Fluidos: Os fluidos, tais como água, gás carbônico, oxigênio, fluor, etc. desempenham a função de facilitar as reações e transformações mineralógicas.
4. a) A formação das rochas sedimentares ocorre em várias etapas: Meteorização, erosão, transporte, sedimentação, diagénese.
– Meteorização. Corresponde à alteração e fragmentação propriamente ditas da rocha original, levando à formação de sedimentos. A alteração das rochas pode ser feita por processos físicos ou químicos.
– Erosão. Corresponde à remoção dos sedimentos do local onde se formaram por ação da gravidade, por exemplo, acabando por se depositar na base da rocha que lhe deu origem.
– Transporte. Depois de formados, os sedimentos são transportados pelo vento, pela água ou até mesmo por glaciares na altura do degelo até locais mais baixos e mais estáveis, podendo percorrer grandes distâncias até ao local onde depois se vão depositar. Normalmente durante o transporte os sedimentos ainda são mais desgastados. Por exemplo, verás que ao longo das margens dos rios as pedrinhas e as areias das praias fluviais são arredondadas, precisamente devido ao transporte que sofreram por ação da água dos rios. Quanto maior a distância de transporte, maior é o desgaste.
– Sedimentação. Quando os sedimentos chegam a locais mais estáveis, chamados bacias de sedimentação (que podem ser lagos ou praias), depositam-se no fundo, em camadas horizontais, e aí ficam até ser consolidados.
– Diagénese:
...