Gerenciamento De Pessoas
Artigos Científicos: Gerenciamento De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2038 • 13/11/2014 • 450 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Ao analisar a empresa pude verificar que a mesma não estava prestando muito atenção em seus recursos humanos. A pirâmide de Maslow nos diz que tão logo uma necessidade é atendida outra surge em seu lugar, ou seja, esse processo é interminável e contínuo. Quando nos deparamos com um quadro de capital humano que é inconstante, devemos estar sempre monitorando os motivos para uma possível queda na motivação da equipe. A empresa não estava se utilizando de ferramentas de RH, tais como as pesquisas de satisfação, entrevistas com funcionários que estão com o rendimento caindo , etc.
No final do ano de 2013 os gestores ,verificando que seus resultados estavam ficando cada vez mais longe de seus objetivos, começaram a prestar maior atenção aos indicadores que o RH lhe passava. Identificaram então que existia um problema no clima organizacional da empresa e resolveram fazer algumas reestruturações.
Uma delas foi horizontalizar a hierarquia da empresa, o que aproxima mais o topo da base. Essa mudança foi recebida positivamente pelos colaboradores, que agora sentem maior confiança ao tratar com o encarregado mais próximo. Um menor número de chefes significa um menor número de complicações para entender o que acontece na base da pirâmide organizacional. E esse achatamento melhorou e muito a relação líder/subordinado e, consequentemente, a relação subordinado/subordinado, que agora trabalham todos em um mesmo nível hierárquico.
4. ESTATISTICA APLICADA
O índice de turn-over é muito importante pois nos mostra o estado de fluidez e entorpia da organização que não consegue fixar e assimilar adequadamente seus recursos humanos. Ao analisar o índice de turn-over da empresa ( gráfico 1) verifica-se que a taxa de rotatividade de pessoal é muito alta, o que é muito oneroso para a empresa pois cada saída de funcionário, normalmente, segue de uma nova admissão. Fora custos de recrutamento e seleção e treinamento de um novo funcionário, custos com rescisão e possivelmente com advogados, etc.
O cálculo do índice de turn-over se dá pela seguinte fórmula:
(n° de afastamentos x 100) / média de empregados = % de rotatividade mensal
Analisando-se também o gráfico n°2 podemos analisar que o número de funcionários aumentou em 2,03% do ano de 2013 para o ano de 2014, em contrapartida o número de desligamentos diminuiu em 38% no mesmo período. Também verificamos que no período apurado as solicitações de desligamento caiu em 15%, o que mostra que a empresa esta sendo eficaz com nova postura de recrutamento e seleção e também nas mudanças do clima organizacional da empresa.
Portanto, ao analisar estes índices ,o gestor de RH é capaz de verificar que a empresa está passando por dificuldades na área e aplicar as ferramentas corretas para solucioná-las.
...