Gestão Ambiental II PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UM ESCRITÓRIO SO SEBRAE
Por: alanajessica567 • 18/9/2016 • Relatório de pesquisa • 2.530 Palavras (11 Páginas) • 442 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Departamento Ambiental
Graduação Tecnológica em Saneamento Ambiental
Gestão Ambiental II
PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UM ESCRITÓRIO SO SEBRAE
Aluno (a): Alana Jéssica de Oliveira
Professor (a): Phylippe Santos
Limoeiro do Norte – CE
PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UM ESCRITÓRIO DO SEBRAE
ABSTRACT - Este projeto tem como finalidade simular a implantação do Sistema de Gestão Ambiental em um escritório regional do SEBRAE, situado em Limoeiro do Norte, à rua Cel. Antônio Joaquim, 1535. Esta empresa atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Nesse estudo será aplicado na empresa os fundamentos da ISO série 14000, mais especificamente a ISO 14001, Especificação do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). Este trabalho abordará superficialmente cada passo da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, requerendo o envolvimento de toda a organização e demandando um tempo relativamente grande, no caso da real implantação do programa e da pretensão de buscar a certificação pela ISO 14001.
INTRODUÇÃO
Este projeto seguirá os seguintes passos para a implantação do SGA, sendo: 1- Diretrizes Gerais; 2 - Política Ambiental, 3 - Planejamento Ambiental, 3.1 - Aspectos Ambientais, 3.2 - Requisitos Legais e Outros, 3.3 - Objetivos e metas, 3.4 - Programa de Gerenciamento Ambiental, 4 - Implementação e Operação, 4.1 - Estrutura e Responsabilidade, 4.2 - Treinamento, Conscientização e Competência, 4.3 - Comunicação, 4.4 -) Documentação do Sistema de Gestão Ambiental, 4.5 - Controle de Documentos, 4.6 - Preparação e resposta para situações de emergências, 5 - Verificação e Ação Corretiva, 5.1 - Monitorização e Medição, 5.2 - Não Conformidade e Ação Preventiva e Corretiva, 5.3 - Registros, 5.4 - Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental, 6 - Análise Gerencial.
1. DIRETRIZES GERAIS
Durante os trabalhos de implantação do Programa de Qualidade e dos estudos para o Planejamento Estratégico da empresa, verificou-se que o comprometimento da mesma com a questão ambiental é íntima. No momento da exposição dessa problemática pelos delegados do Programa de Qualidade à Alta Direção, esta sensibilizou-se da importância de assumir, a sua parcela de responsabilidade, na condução da implantação do SGA. Este projeto, alcançará um duplo objetivo, pois irá tratar as questões relativas aos processos internos e externos para viabilizar o seu trabalho, e deverá agir e influenciar àqueles que fazem uso de seus serviços. A empresa tem anos de atuação e sabe que deverá refletir sobre vários aspectos durante a implantação desse SGA, entre eles ressaltam-se: aspectos sociais, culturais e econômicos, resíduos sólidos, energia, poluição do ar, saúde, dentre outros.
2. POLÍTICA AMBIENTAL
Foram mapeados, para a elaboração, todos os processos internos e externos para identificar as práticas existente e pontos e serem melhorados. Objetivando portanto, estabelecer referências capazes de nortear processos e decisões.
2.1 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
Dimensão econômica
Princípio 1 – Incorporar a sustentabilidade no planejamento estratégico do SEBRAE em Limoeiro do Norte;
Princípio 2 – Desenvolvimento e disponibilização de produtos e serviços dentro dos princípios de sustentabilidade;
Princípio 3 – Atender a legislação, normas e acordos: políticas públicas, nacionais e internacionais e normativas ambientais;
Princípio 4 – Aquisição de produtos e serviços que incorporem os princípios da sustentabilidade e eco eficiência e relacionamento com fornecedores comprometidos com as leis trabalhistas e ambientais;
Princípio 5 – Relacionamento com o cliente elucidando o tema sustentabilidade como um instrumento de competitividade e inovação.
Dimensão ambiental
Princípio 6 – Gestão de processos: ampliar o atendimento aos indicadores ambientais com base na ISO 14000; configurar os equipamentos de informática para entrarem em stand-by em estágio rápido; garantir a frequência da manutenção e limpeza dos filtros dos equipamentos de ar-condicionado e processadores de água como garantia da qualidade de água e ar; substituição da iluminação por lâmpadas de LED; destinação correta de resíduos com o uso de lixeiras ecológicas; comunicação com redução do uso de materiais; estender às atividades do SEBRAE em Limoeiro do Norte e região a compensação de CO2 dos impactos que não foram possíveis de serem evitados, a exemplo do que é feito nos eventos da Instituição; planejar e monitorar a rota dos veículos e adoção de filtros de escapamento.
Dimensão social
Princípio 7 – Relacionamento com os colaboradores: disseminar a política ambiental do SEBRAE em Limoeiro do Norte; ressaltar o comprometimento na elaboração e formatação de conteúdos em sustentabilidade para os cursos, oficinas, missões técnicas, palestras, consultorias, mediante as capacitações recebidas; ampliar práticas internas de promoção à saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
Dimensão cultural
Princípio 8 – Relacionamento com a sociedade e cultura local: valorizar e promover a cultura local e regional; disseminar gratuitamente conhecimentos e informações sobre sustentabilidade para sociedade local e regional em eventos promovidos; garantir o respeito às normas de saúde, segurança e a prevenção de acidentes; assegurar que as instalações físicas atendam aos princípios de acessibilidade.
2.2 RESPONSABILIDADES
É responsabilidade dos dirigentes, colaboradores e fornecedores a aplicação das diretrizes e comunica-la para envolver os parceiros e clientes.
3. PLANEJAMENTO
3.1 ASPECTOS AMBIENTAIS
Aspectos Ambientais - Environmental Aspects é definido pela ISO 14001 como sendo: "Elementos das atividades organizacionais, produtos e serviços que podem interagir com o ambiente ". Para identificar esses elementos deve-se conhecer o conjunto de atividades que são realizadas pelo escritório. Após a realização do balanço para o processamento entre entradas e saídas são analisadas as consequências ao meio ambiente, isto é, identificando os impactos ambientais. A ISO 14001 define assim Impacto Ambiental - "Qualquer mudança no meio ambiente, seja contrária ou favorável, de forma total ou parcial, resultante das atividade de uma organização, seus produtos ou serviços".
...