Gestão de TI MBA
Por: Vitor Francisquetti • 29/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.408 Palavras (10 Páginas) • 189 Visualizações
Relatório Analítico de Processos Internos para Adequação de Posicionamento Estratégico – Minas Móvel |
Sistema E-DANFE |
Junho / 2018 |
[pic 2]
Elaborado por: Vitor Francisquetti de Jesus
Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
Turma: MBA_GETIEAD-24
Tópicos desenvolvidos
Sumário
Tópicos desenvolvidos 4
Apresentação e objetivo 5
Desenvolvimento 7
Serviços 7
Desenho e Transição 8
Operação 10
Considerações finais e recomendações 11
Anexos 13
Referências bibliográficas 14
Apresentação e objetivo
A Minas Móvel é uma empresa de tecnologia da informação em constante transformação e crescimento que visa atender as necessidades do mercado provendo uma gama de soluções que podem variar das mais simples até as mais sofisticadas.
Com foco no crescimento da empresa, desejo de prover valor aos seus clientes e à sua marca dando-lhe mais vantagem competitiva, a diretoria da Minas Móvel optou em rever o planejamento estratégico e solicitou à Gerencia da TI um estudo do cenário atual no mercado e elaboração de um relatório que deve contemplar propostas de atividades para os processos internos da empresa, que serão tratados pela TI seguindo os frameworks de boas práticas como COBIT e ITIL.
COBIT, acrônimo para Control Objectives for Information and related Technology, é composto por um pacote de boas práticas e recomendações referentes a governança de Tecnologia da Informação mundialmente reconhecido e foca o negócio da empresa.
ITIL, acrônimo para Information Technology Infrastructure Library, é o framework para gerenciamento de serviços de TI (ITSM) mais adotado mundialmente. A utilização das melhores práticas contidas na ITIL ajuda as organizações a atingirem seus objetivos de negócio utilizando apropriadamente os serviços TI.
Com a definição do direcionamento estratégico futuro da Minas Móvel "Habilitar e Suportar Processos de Negócio através da integração das tecnologias", o mercado deverá ser avaliado com a finalidade de identificar as oportunidades presentes no âmbito fiscal, do qual frequentemente as empresas sofrem com as mudanças constantes das ferramentas tecnológicas solicitadas pelo fisco referente a entrega das diversas obrigações fiscais.
Analisando este contexto estratégico, foi identificado uma necessidade crescente das empresas em se adequarem as exigências dos subprojetos que integram o programa do governo federal denominado SPED (parceria entre o ENCAT- Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais – e a Secretaria da Fazenda) que teve início em 2006 e, dentre outros itens, contou com a substituição da Nota Fiscal impressa (Modelo 1 e 1A) pela Nota Fiscal Eletrônica, considerado um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o objetivo de documentar as operação que envolvem a circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes envolvidas na negociação.
Com base nestas informações é fato que estas mudanças exigirão das empresas uma reestruturação de processos e tecnologias para que possam continuar com a atividade de maior importância nas empresas que é o faturamento. Atrelado a este fator importantíssimo, associa-se os custos e mão de obra especializada para que todas as adequações sejam feitas e suportadas após a implementação do projeto (on going).
Pensando nisso, é factível imaginar que, independentemente do tamanho da empresa, todas terão de se adequar para que possam continuar a faturar, portanto a proposta do presente relatório, por meio da recomendação da área de Tecnologia da Informação da Minas Móvel, é o desenvolvimento de um sistema middleware de administração de processos de faturamento como emissão, recebimento e armazenamento de notas fiscais eletrônicas, denominado “E-DANFE”, do qual será orientado à APIs, acrônimo para Application Programming Interface, que permitem a conectividade entre os diferentes sistemas presentes nas empresas com os serviços de NFe disponíveis pela Secretaria da Fazenda.
Este sistema será disponibilizado aos clientes por meio da tecnologia de Nuvem da Minas Móvel e possibilitará que as empresas, de forma remota, conectem seus ERPs para que sejam realizadas todas as atividades pertinentes a emissão de NFe sem a necessidade de ter tais funcionalidade embarcadas em seus respectivos sistemas. Este conceito trará maior economia para as empresas uma vez que não haverá a necessidade de atualização do parque tecnológico e mão de obra especializada para suportar tais funcionalidade ativas e em pleno funcionamento legal, de acordo com as constantes mudanças na legislação, ou seja, poderão direcionar os esforços para o “core” de suas atividades.
Desenvolvimento
Serviços
O desenvolvimento do novo serviço “E-DANFE”, em linha com o objetivo estratégico da Minas Móvel "Habilitar e Suportar Processos de Negócio através da integração das tecnologias" prevê um ganho significativo de valor aos clientes pelo fato de não mais se preocuparem com projetos recorrentes de atualização sistêmica para se manterem em “compliance” fiscal, como exemplo, o layout das NFe que são atualizados, em média, a cada dois anos pela Secretaria da Fazenda.
Além disso é importante levar em consideração que muitas empresa optam por não ter um datacenter próprio por diversos motivos como custos com hardware e mão de obra, espaço físico limitado, preocupações com segurança da informação dentre outros.
...