Gestão do Conhecimento
Por: RiPS • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 495 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
NOME | |
RA | |
TUTOR |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
2015
Para valorizar o capital intelectual e o conhecimento de todos que fazem parte do Comitê Olímpico Brasileiro, é necessário erradicar práticas viciosas que se estabeleceram na cultura da organização, e que ao invés de agregar, dispersou o conhecimento provocando dependência e perda por parte de alguns colaboradores.
Segundo Stewart (1998), capital intelectual é a soma de conhecimento de todos em uma organização, no qual são estruturados por três segmentos: Capital humano (algo próprio pertencente a cada indivíduo / colaborador), Capital em clientes (representados por todos que ofereçam ou recebam pelo seu serviço direto ou indiretamente), e o Capital estrutural (conhecimento desencadeado dentro da organização, pertence a todos), é com base nesse princípio que ele defende a ideia de que “o capital humano é criado em equipe por isso deve-se estimular formas sociais de aprendizado”.
Faz se necessário implementar na comissão oportunidades de aprendizagem que envolvam maior número de pessoas de cada setor, com o intuito de capacitá-las e posteriormente serem multiplicadores. Com isso compartilham ideias com as várias comissões do atletismo, informações técnicas e conhecimentos que podem ser úteis e funcionais para ambas as partes, enriquecendo sua experiência e o ambiente de trabalho, e assim evitando-se gaps (distanciamento) da informação dentro das organizações. Nessa mesma linha de pensamento podemos citar sobre o conhecimento tácito que se define pela experiência que cada ser adquiriu no decorrer de sua vida, ou seja algo pessoal. De acordo Nonaka e Takeuchi (2008), o conhecimento tácito é considerado como um importante fator de competitividade entre as organizações.
De acordo com Schumpeter (apud GOLEMAN, 2007 – Adaptado), as inovações consistem da implementação prática do conhecimento, ou de descobertas e, portanto, contam não com a inventividade, mas com capacidades empresariais. Portanto, a inovação pode estar no lançamento de novos produtos ou na criação de métodos para a abertura de novos mercados ou fornecedores de recursos, ou ainda em mudanças organizacionais ().
Para promover o conhecimento novo valorizando o trabalho de atletas e técnicos amadores do interior do país, será implantado um aplicativo gratuito, que funcionará basicamente como um currículo online, no qual qualquer pessoa poderá ter acesso, basta baixa o aplicativo no seu celular, tablet ou not, após preencher todos os dados, as informações serão armazenadas, e depois será realizada a triagem por cada modalidade, e ao final, quando classificados serão convocados a participarem de um treinamento no Centro Esportivo T&D. Será criado um centro de treinamento e desenvolvimento para o aprimoramento dos técnicos e seus atletas, de modo a incentivá-los a almejar suas metas.
...