Gestao De Compras
Trabalho Universitário: Gestao De Compras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Henriqueat • 2/10/2014 • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 3.770 Visualizações
Trabalho Gestão de Compras
1-Por que a função de compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas?
Porque é parte do processo de logística da empresa, tem seu conceito voltado para o processo e não apenas para transações, influências em relação à imagem institucional da empresa, objetivos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas e a interação com as demais áreas da empresa.Saber o que, quanto, quando e como comprar começa a assumir condição de sobrevivência, e, assim, o departamento de compras ganha mais visibilidade dentro da organização.
2-No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria-prima do processo produtivo da empresa?
O que difere é que está diretamente ligada ao seu objeto social, assim uma empresa comercial que compra e vende certa mercadoria deverá ter um enfoque diferente da empresa industrial manufatureira, que adquire matéria-prima, agrega mão-de-obra e tecnologia e posteriormente vende o produto acabado, diferenciando também no enfoque da empresa que adquire sistematicamente itens ou componentes que serão posteriormente vendidos, com ou sem modificações do enfoque da empresa que adquire um bem patrimonial, como uma instalação fabril, um equipamento ou edifício.
3-O que é EDI? No que ele difere do e-mail, como forma de comprar?
EDI (Electronic Data Interchange) significa tecnologia para transmissão de dados eletronicamente e é uma das formas de compra que mais cresce atualmente.Ele se difere por obter mais segurança nas comunicações e parceiros; dispõe de formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens, as VANs (value added networks), básicas para o EDI, são muito seguras; e maior rapidez quando se têm um alto volume e transações, processadas em servidores de grande porte ou mesmo em mainframes.
4-Como e por que os cartões de crédito têm-se tornado uma forma preferida pelas empresas para efetuar suas compras?
Os bancos e as administradoras de cartão de crédito por meio de programas específicos têm incentivado as compras por meio de cartões, vários deles são bastante atualizados oferecendo as empresas vários benefícios, como acesso á movimentação do cartão on-line, relatórios gerencias sobre as compras efetuadas e parcelamento do total gasto. As principais vantagens resultantes do uso de um cartão empresarial são a diminuição do número de transações e cheques, maior controle sobre as compras e, consequentemente, redução de custos.
5- Como a função compras se situa na cadeia de suprimentos? Qual a sua importância diante das novas metodologias de distribuição?
A função de compras hoje é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos, por isso muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos ou gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional compras, voltado para as transações em si, e não para todo. No sistema tradicional o que havia era uma função de compras, isto é, uma negociação baseada em preço, prazo e qualidade. Relacionamento comercial com os fornecedores, pesquisa e desenvolvimento desses relacionamentos e hoje há uma integração total entre todos os setores internos da empresa, clientes e fornecedores.
6- Outra forma de comprar e de vender, com participação crescente nas transações comerciais entre empresas, é o denominado e-commerce. No que difere o e- commerce do EDI e da internet, como forma de comprar? Explique.
Torna-se cada vez mais difundido entre nós a utilização do email como um veículo de transação comercial ou o e-commerce. Basta estar ligado a um provedor e teremos toda WWW ao nosso alcance, todo o mundo pode ser acessado e a comunicação bilateral estabelecida. O EDI quando comparado ao e-commerce apresenta algumas vantagens, entre as quais:
* maior segurança nas comunicações e parceiros;
* dispõe de formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens;
* as value added networks (VANs), básicas para a EDI, são muito seguras;
* maior rapidez quando se têm um alto volume de transações, processadas em servidores de grande porte ou mesmo em mainframes.
A internet como veículo de comércio ganha a cada dia mais e mais adeptos, pois apresenta uma série de vantagens em relação ao EDI, entre as quais:
*
...