Gestao Do Conhecimento - Estrategias
Projeto de pesquisa: Gestao Do Conhecimento - Estrategias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giselesaytto • 7/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.244 Palavras (13 Páginas) • 264 Visualizações
Faculdades FORTIUM Departamento de Administração - Disciplina: Gestão do Conhecimento
Professor: Ailton Guimarães1
NOTA DE AULA 5
O que veremos nesta Nota de Aula:
Retrospectiva.
Estratégia de Gestão do Conhecimento.
Estrutura do processo de Gestão do Conhecimento.
O valor da Gestão do Conhecimento.
1. Retrospectiva A gestão do conhecimento - administração dos ativos de conhecimento das organizações - começou a ganhar importância a partir dos anos 90, quando as empresas perceberam que o conhecimento organizacional poderia trazer um diferencial competitivo em um mundo em que a luta pela conquista de clientes e o dominio de mercado ficou cada vez mais acirrada. A gestão do conhecimento está associada a estratégia empresarial e por isso leva as organizações a aumentar sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação a melhor ação a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes e ciclos de vida de produtos e serviços. O conhecimento é criado a partir de dados (registro estruturado de transações) que são transformados em informação (mensagem construída a partir de dados) e, posteriormente em conhecimento. Nesse processo, as pessoas (capital intelectual) e as informações são as materias prima que geram conhecimento. Assim, podemos entender a Gestão do Conhecimento como um conjunto composto de duas partes:
A gestão do Capital Intelectual e a gestão da Informação.
1 Mestre em Economia de Empresas, pela UCB - Universidade Católica de Brasília; Especialista em Finanças, pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Controladoria, pela Faculdade Tibiriçá/SP. Servidor do Banco Central do Brasil.
2
Essa última teve um papel fundamental no desenvolvimento da
Gestão do Conhecimento, pois ao permitir o compartilhamento de grandes
quantidades de informações entre as pessoas, proporcionou o crescimento
acelerado desse processo.
A Gestão do Capital
Intelectual, por sua vez, tem importância
significativa, pois sabemos que o
conhecimento depende das pessoas e
administrá-las corretamente faz com a Gestão
do Conhecimento crie processos, produtos e
serviços mais eficientes e efetivos, gerando riqueza para a organização.
Nas notas de aulas anteriores vimos porque e quando surgiu a
Gestão do conhecimento e também o seu significado (o que é). Aprendemos um
pouco sobre o responsável por esse processo: O gerente de conhecimento.
Veremos agora como implantá-la e medí-la.
2. Capital Intelectual e Ativo Intelectual
Antes de mostrarmos a estruturação do processo de Gestão do
Conhecimento é importante que façamos a distinção entre Capital Intelectual e
Ativo Intelectual.
Nas aulas anteriores vimos que o
conhecimento é maximizado quando a espiral do
conhecimento é completada com os conhecimentos
tácito e explicito passando pelos quatro modos de
conversão definidos por Nonaka e Takeuchi:
Socialização (partilha), Externalização (comunicação),
Combinação (distribuição) e Internalização (aorendizagem).
Este processo pode ser visto também como uma transformação
do capital intelectual em ativo intelectual.
Tácito Tácito
Socialização Externalização
(partilha) (comunicação)
Tácito Explícito
Internalização Combinação
(aprendizagem) (distribuição)
Explícito Explícito
3
O capital intelectual é definido como o conhecimento que pertence as pessoas, enquanto que o ativo intelectual é o conhecimento de propriedade da empresa.
Converter capital intelectual em ativo intelectual, missão principal da Gestão do Conhecimento, tem as seguintes vantagens:
a) facilita a tranferência de conhecimento;
b) possibilita a retenção de conhecimento, caso seu criador saia da empresa; c) possibilita a negociação e venda do conhecimento criado. 3. Estratégia de Gestão do Conhecimento. Nas últimas duas décadas o mundo dos negócios passou por uma grande transição, saindo de um modelo de economia industrial para um modelo economia de conhecimento. Neste novo cenário, onde o conhecimento aciona a criação de riquezas e prosperidade, as empresas habituadas a vencer pelo tamanho estão perdendo terreno para concorrentes mais ágeis no uso da informação e do conhecimento. As empresas vencedoras são aquelas que compreendem ser necessário um gerenciamento adequado e sistemático do seu capital intelectual, de forma a ganhar vantagem competitiva através do melhor uso de informação e conhecimento. Assim, a definição da estratégia de Gestão do Conhecimento deve seguir os seguintes passos: I - Foco na estratégia organizacional As práticas de Gestão do conhecimento terão maiores chances de serem mais efetivas e trarão melhores resultados se a missão da gestão do conhecimento e as contribuições que resultarão deste processo estiverem muito claras.
4
Outro ponto importante diz respeito aos procedimentos necessários para orientar os profissionais que estarão envolvidos neste processo. Eles devem ser desenvolvidos e disseminados por toda empresa. II – Fazer diagnóstico dos conhecimentos estratégicos O passo seguinte a definição da estratégia de Gestão do conhecimento é a classificação
...