Gestao Por Competencia
Casos: Gestao Por Competencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatriz2000 • 5/9/2014 • 458 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
A implantação da avaliação do desempenho dos servidores públicos foi essencial para as novas demandas de trabalho e a integração com políticas, passaria influenciar nos aspectos remuneratórios, no treinamento e desenvolvimento e na carreira dos servidores mais começou apresentar uma serie de inconsistências, principalmente identificadas no grau de evolução.
A partir daí o Governo do Estado de Minas Gerais tomou a decisão de implantar um novo modelo de Gestão do desempenho por competências com novos métodos, instrumentos, processos e procedimentos e tecnologias de avaliação; e mapear as competências essenciais aos servidores congregando as entregas, conhecimentos , habilidades e atitudes comuns a todos os servidores de uma determinada instituição pois estariam relacionadas as sua crenças, valores e filosofia de gestão.O primeiro passo para o inicio do projeto foi definir a estrutura que contemplasse as características e desafios específicos. Foram selecionadas 4 secretarias de Estado da Fazenda, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Saúde e a de Planejamento e Gestão. Por isso terá que ter a participação efetiva dos dirigentes e servidores, customização do modelo para distintas realidades e necessidades, a elaboração de recomendações no âmbito do Governo do Estado garantindo uma boa uniformidade e consistência no modelo, inclusão dos servidores no processo de reflexão e na definição das características do modelo as limitações de prazo e custos existentes no projeto, a ampla participação dos dirigentes das Secretarias que seriam os aprovadores dos produtos finais. O projeto foi estruturado em 3 subestruturas: a equipe da consultoria para apoiar e coordenar, a PricewaterhouseCoopers; a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG); e as Secretarias envolvidas no projeto. Essas subestruturas foram articulados em três grupos de trabalho o primeiro FOI A Equipe Gestora do Projeto (EGP) era composto por gerentes do projeto da consultoria e da SEPLAG e respectivas equipes técnicas. O segundo denominado Grupo de Trabalho Multidisciplinar (GTM) composto pelos membros da EGP, pelos coordenadores (SEPLAG e PWD) e representantes das unidades setoriais de RH (USRHs). O terceiro o Grupo de Trabalho (GT) formado dentro de cada Secretaria com o objetivo de reunir gestores e servidores em torno das discussões do novo modelo de gestão do desempenho por competências. Para a seleção dessas pessoas pra formação dos grupos as pessoas teriam que apresentar o seguinte perfil: fossem formadores de opinião no âmbito da Secretaria; estivessem a frente de projetos relevantes de impacto; apresentassem um perfil voltado a liderança ou focado em gestão de pessoas uma postura ativa no órgão visão sistêmica, atuar como multiplicadores de conhecimentos e idéias; participativos, questionadores, e críticos construtivos; capacidade de encontrar problemas e soluções. O projeto foi considerado em 5 etapas: Planejamento e Entendimento ; Construção do Modelo de Gestão do Desempenho por Competências; Mapeamento das Competências Essenciais; Plano de Continuidade; Difusao.
...