Gestao financeira
Por: belabraga • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 284 Visualizações
Trabalho sobre o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte - MAO
- a) O acervo do Museu de Artes e Ofício (MAO) cumpre um papel fundamental de mostrar a história do país pela ótica do trabalho. As várias profissões, umas já extintas outras com um modus operanti completamente modificado. No museu, podemos perceber como o desenvolvimento tecnológico modificou a humanidade e, principalmente, a maneira como o trabalho é realizado na nossa sociedade.
Como foi dito na visita, o projeto do museu é contínuo e constante, pois, invariavelmente, os ofícios são modificados e novas formas e profissões aparecem.
b) Os ofícios, assim como a maioria dos conhecimentos, eram transmitidos por um especialista, geralmente de pai para filho, ou de alguém que tem mais experiência. Assim, o trabalho era desempenhados da mesma maneira, em uma rotina sempre igual. Não exisitia uma questionamento sobre o porque se fazia, apenas repetia os atos, porque sempre foi feito daquela maneira.
Assim como é citado no texto “sua orientação ficaria sob a responsabilidade de alguém, considerado como autoridade, seja professor, seja autor de livro, cujas idéias são tomadas acriticamente e de forma fragmentada, desvinculada da realidade; o correspondente na organização seriam o chefe e os manuais de trabalho”.
- a) O papel da tecnologia no desenvolvimento do trabalho se dá, principalmente, na procura constante do ser humano pela evolução. A descoberta de novos métodos e maneiras de se realizar o trabalho, com mais agilidade, simplicidade e que gere melhores resultados é a mola que impulsiona o desenvolvimento tecnológico da humanidade.
Neste sentido, como sabemos que as condições de trabalho são socioculturais, portanto, influenciadas pela ação da tecnologia, é preciso saber que estas condições são dinâmicas e exige uma constante mudança e atualização dos conhecimentos do trabalhador.
Devido a esta constante evolução tecnológica, o fazer do trabalho deve ser algo reflexivo e que desenvolva uma ação crítica do processo,tendo em vista que as informações ficam obsoletas de forma muito rápida.
b) Para gerar novos conhecimentos, segundo o artigo, é preciso considerar toda forma de trabalho como gerador de conhecimento, aceitar desafios e estar disposto a correr riscos, ser curioso e procurar conhecimentos além das aparências, aceitar que tensões e contradições são processos naturais da dinâmica do trabalho, aceitar dificuldades e fracassos como oportunidades de aprendizado, desenvolver senso critico da realidade, aprofundar,de maneira crítica, problemas específicos do trabalho, suspender os pré-julgamentos e tendências, assumir os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho e a realidade como orientadores provisórios da ação, partilhar com colegas de trabalho, informações, idéias sobre a sua problemática.
Ainda segundo o artigo, as empresas devem focar os programas de treinamento para a reflexão sobre os processo de produção e não apenas treiná-los para repetir métodos pré-estabelecidos pelos gestores. O texto fala também que os profissionais devem procurar e propor aos gestores este processo reflexivo e não apenas tomar decisões de acordo com os conhecimentos já adquiridos anteriormente.
c) Para ilustrar este processo de reflexão e avanço tecnológico podemos utilizar a história dos fotógrafos lambe-lambe. Que começaram seu ofício com máquinas precárias, feitas com caixa de madeira apoiadas em tripé, nas quais, para se revelar e ter um bom aproveitamento do filme era preciso, literalmente, lamber as películas. Com o desenvolvimento tecnológico e, principalmente, com a reflexão dos profissionais sobre o ofício, hoje temos tecnologias de foto em celulares, anéis e outros artefatos que antes pareciam impossíveis.[pic 1]
Com isso, a profissão de lambe-lambe desapareceu, porém, a fotografia continua sendo um dos instrumentos mais importantes na sociedade atual.
- A reflexão e a discussão sobre o modo de fazer, principalmente com aqueles que praticam o trabalho se revelam a principal maneira de desenvolvimento humano. O ato de realizar o ofício estabelece uma relação entre realidade e ser humano, o que de fato, contribuir para o melhor desenvolvimento de ambos.
Analisemos a evolução no transporte de mercadorias durante o tempo. O primeiro meio de transporte eram pedaços de couros que eram arrastados por uma das extremidades. Com o passar do tempo, o homem foi desenvolvendo suas habilidades e raciocínio e, a partir daí, veio a invenção da roda, do carro de boi até chegarmos hoje nos meios de transporte mais modernos como os aviões.
...