Gestão
Trabalho Escolar: Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hpaiva • 19/3/2015 • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ELIOMAR SOUSA PAIVA
PRDUÇÃO TEXTUAL INTERDISPLINAR INDIVIDUAL
Vitória da Conquista
2013
ELIOMAR SOUSA PAIVA
PRODUÇAÕ TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, política e Sociedade; Seminário.
Prof. Wilson sanches, Regina malassise
Vitória da Conquista
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentados os conceitos de macroeconomia e microeconomia, Abordaremos sobre os métodos quantitativos á gestão empresarial, suas classes e conceitos. Abordaremos a cerca a do consumismo cada vez maior da população e como as empresas se utilizam dessa condição para benefício próprio.
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
A microeconomia analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço e decidem os fatores de produção (salários, alugueis, lucros) em mercado especifico.
A macroeconomia se foca mais no comportamento da economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional, e investimentos globais.
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Quem perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
Podemos citar as seguintes causas da inflação:
- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;
- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Citamos por exemplo, “A inflação deverá ficar próxima de 6% em todos os anos do mandato da presidente Dilma Rousseff, segundo estimativas divulgadas nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central, por meio do relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano.” ´
Essa afirmação significa que com as taxas de inflação elevadas diminuem o poder de compra de salários e de transferências, com repercussões negativas sobre a confiança e o consumo das famílias.
A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado. Podemos entender melhor a taxa de juros observando o seguinte trecho: “O aumento das taxas dos juros bancários de pessoas físicas acontece após o próprio Banco Central ter iniciado, em abril deste ano, um ciclo de alta dos juros básicos da economia, para tentar conter o crescimento da inflação. Desde então, os juros básicos subiram três vezes, passando de 7,25% para 9% ao ano – uma elevação de 1,75 ponto percentual. A última alta, para 9%, ocorreu no fim do mês passado.”
Entendemos que a taxa de juros é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle ou para instigar a economia. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Esse aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender um consumo maior.
Por outro lado, se os juros sobem, o consumo e investimentos ficam mais caros, a economia desacelera e evita-se que os preços subam.
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra.
Podemos perceber o poder que a taxa de câmbio exerce sobre a economia, analisando o seguinte fragmento: “A taxa de câmbio do Brasil estabilizou-se em um nível considerado "favorável", diminuindo a necessidade de intervenções na moeda, declarou nesta terça-feira em Nova York o ministro da Fazenda, Guido Mantega.” De acordo a afirmação do Ministro, concluímos que o real está próximo de uma situação de equilíbrio.
Os métodos Quantitativos aplicados à Gestão Empresarial são formados por:
Medidas Descritivas que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados e tem por objetivo: organizar, sumarizar dados. As Medidas Descritivas possuem três classes:
Medida de Tendência de dados Central-trabalha com dados numéricos observando
...