Gestão
Trabalho Universitário: Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tom2 • 28/3/2015 • 421 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Curso: Qualificação Industrial
Módulo: Gestão Segurança do Trabalho
Aluna: Maria Lima
BAGAÇOSE
Poeira proveniente do bagaço da cana-de-açúcar provoca doença respiratória e pode levar à morte.
Recife/PE
Os perigos da Bagaçose
Apesar da falta de dados estatísticos sabe-se que a doença já provocou a morte de inúmeros trabalhadores do setor.
Bagaçose é uma pneumoconiose que ocorre em com trabalhadores que lidam com resíduos secos de cana-de-açúcar (ou bagaço), e é causada pelas fibras da cana esmagada que são assimiladas pelo sistema respiratório, provoca doença respiratória e pode levar à morte.
A Bagaçose tem sido descrita como uma pneumonia de hipersensibilidade e caracterizada por inflamações mononucleares dos brônquios e alvéolos, originada pela ação bacterial das endotoxinas.
O primeiro relato da Bagaçose como doença ocupacional data de 1941, mostrando que se trata de uma descoberta recente comparada à silicose, Bissinose e outros problemas respiratórios. Dados de 1958 mostram que quatro trabalhadores morreram em um grupo de 53 pacientes diagnosticados com essa doença, enquanto que em 1969 uma revisão de literatura sobre a matéria apontou 600 casos, sendo 500 de Louisiana (EUA), onde se concentra a segunda maior produção norte americana de cana-de-açúcar.
Medidas de Controle
Proteção Respiratória - O uso de EPI's, máscaras contra pó é sempre uma medida complementar recomendável, desde que adequadamente recomendada e aprovada para partículas inferiores a 0.3m de diâmetro aerodinâmico.
Treinamento - É uma regra prioritária na adoção de medidas de controle. Trabalhadores bem informados e conscientes dos riscos existentes nos locais de trabalho são os que apresentam menor índice de acidentes e doenças ocupacionais.
Maquinas de transporte - De preferência devem estar equipadas com cabines e ar-condicionado, assim o operador não será afetado com as partículas do bagaço.
Os principais sintomas são calafrios, febre, tosse seca, mal-estar e, depois de repetidas exposições, o trabalhador apresenta respiração ofegante e perda de peso. Por não serem sinais peculiares nos diagnósticos médicos, principalmente quando a atividade profissional do paciente é ignorada, resultando também em registros estatísticos falsos sobre o assunto.
O sistema respiratório constitui uma interface importante do organismo humano com o meio ambiente, particularmente com o ar e seus constituintes, gases e aerossóis, sob a forma líquida ou sólida. A poluição do ar nos ambientes de trabalho associa-se a uma extensa gama de doenças do trato respiratório que acometem desde o nariz até o espaço pleural. Entre os fatores que influenciam os efeitos da exposição a esses agentes estão as propriedades químicas e físicas dos gases e aerossóis e as características próprias do indivíduo, como herança genética, doenças preexistentes e hábitos de
...