Gestão De Estoque E Armazenamento
Projeto de pesquisa: Gestão De Estoque E Armazenamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelene • 1/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.328 Palavras (14 Páginas) • 295 Visualizações
agazine Liliani é com a busca incessante de novas possibilidades, é com a DETERMINAÇÃO, capaz de transpor os obstáculos, é com o TRABALHO, capaz de concretizar os sonhos.
MISSÃO
Romper fronteiras permanentemente.
VISÃO
Ser a marca mais admirada e respeitada em seu segmento, nos mercados que atua, com crescimento sustentável e rentável.
VALORES
* Ética
* Disciplina
* Criatividade
* Conhecimento
* Responsabilidade
* Respeito
* Agilidade
* Determinação
* Clareza na comunicação
4 – RESULTADOS
Neste item serão mostrados os resultados da empresa, como é efetuada a gestão de
estoque, no que se refere ao planejamento das necessidades de seu estoque, o controle do estoque e armazenamento dos seus produtos.
4.1 – Caracterização da empresa e entrevistado
A empresa possui mais de 50 lojas entre convencionais e eletrônicas, parte de sua frota própria e parte terceirizada, trabalha atualmente com 43 carretas próprias e 39 terceirizadas.
As entregas ao cliente são terceirizadas. O valor do estoque atual na filial é R$ 484.292,28. O centro de distribuição da empresa fica em Imperatriz e tem o nome de CDA (centro de distribuição e apoio).
A empresa trabalha com setores em suas filiais, são eles: crediário, caixa, setor de EP
(empréstimo pessoal), setor de vendas. O setor de vendas é subdivido em três setores: setor 1(setor de móveis e eletrodomésticos pesados), setor 2 (eletro portáteis, celulares e linha de informática) e setor de roupas e calçados. O gerente explicou que essa divisão no setor de vendas contribui para o gerenciamento do estoque, uma vez que é mais fácil filtrar um erro de estoque através das vendas, pois os consultores são responsáveis pelo estoque do seu setor.
4.2 – Planejamento das necessidades de estoque
Através da pesquisa pode – se observar que o gerente, juntamente com a sua equipe
tem uma grande preocupação com o planejamento das necessidades do seu estoque, pois de acordo com o relato do mesmo, muitos clientes preferem comprar em locais onde tem produtos disponíveis para entrega imediata, ou seja, o planejamento das necessidades de estoque contribui para um bom desenvolvimento de uma empresa.
Sobre o tipo de demanda, a empresa possui uma demanda irregular de uma forma
geral, pois tem relação com a sazonalidade, ou seja, existem períodos do ano que a empresa deve estocar uma maior quantidade de produtos de uma linha e deixar de estocar outros. Esta sazonalidade é decorrente de alguns fatores como promoções, abertura de novos concorrentes, mas principalmente têm relação com as datas comemorativas como dia das mães e natal. O gerente ainda exemplifica: “no mês das mães” a venda de eletrodomésticos da linha branca como fogões, lavadoras, e principalmente microondas e portáteis como liquificadores e batedeiras é muito alta, e geralmente os clientes neste mês não estão dispostos a esperar a chegada dos produtos como são acostumados em outros meses como no mês de março, uma vez que muitos deixam pra comprar o presente da mãe na última hora, então é necessário um bom estoque desses produtos neste mês. Já nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, a
venda de móveis como colchões e guarda – roupas é alta, o gerente acredita que um dos
fatores da venda alta desses produtos é o fato de muitas vendas serem feitas para estudantes que vêm de outras cidades para estudar na capital, e estes também em sua grande maioria querem seus produtos o mais rápido possível, então é necessário que nestes meses o planejamento seja voltado para o setor de moveis. Em outubro “a vendas de celulares e brinquedos cresce devido o dia das crianças”.
Entretanto, existem alguns produtos que apresentam demanda regular, como por
exemplo, tanquinho de lavar, móveis de escritório e móveis de cozinha; uma vez que suas demandas apresentam pequenas oscilações ao longo do tempo.
Existem ainda produtos como DVDs , TVs e blue rays que apresentam uma demanda
crescente ou decrescente, ou seja, quando o produto é lançado ao mercado, sua demanda tende a ser crescente, porém quando surge uma nova tecnologia mais avançada daquele aparelho, o antigo tende a ter uma demanda decrescente, enquanto que o novo tende a ser crescente.
A técnica utilizada para prever a demanda e estocar os produtos certos e em um nível
que atenda as necessidades dos consumidores, é subjetiva e não - causal, pois além da
intuição do gerente e colaboradores, é feita uma pesquisa nos relatórios de vendas do ano anterior referente ao mesmo mês do ano atual. O gerente ainda explica que alguns fatores podem alterar o planejamento das necessidades de estoque como, por exemplo, a abertura de um novo concorrente faz com que a empresa tenha mais produtos ainda em estoque, mesmo que já tenha feito essas análises, pois neste caso a demanda está aguçada, uma vez que os clientes estão a cada dia mais exigente e fazem com frequência pesquisas de preços.
Outro fator que pode alterar o planejamento das necessidades de estoque é a crise, que
algumas vezes levam à redução de impostos. O gerente cita um exemplo: que deste no ano de 2011 quando o governo diminuiu o IPI (imposto sobre produtos industrializados) na linha branca(geladeira, fogão, entre outros), e essa redução contribui sistematicamente para o aumento das vendas destes produtos, mais logo no final do ano o governo retomou o IPI da linha branca, porém reduziu o imposto da linha de móveis em geral como estofados, guarda – roupas, colchões, entre outros. Então no início de 2009, mesmo sendo típico
...