Gestão De Negócios Internacionais
Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ktiacavalcante • 30/10/2014 • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 330 Visualizações
Etapa 3
Passo 3
De acordo com os cálculos, e com base no INCOTERM, foi determinado que o preço EXW de exportação do café é de R$ 40,40, para chegar nesse valor foi feito um cálculo no simulador, levando em conta uma série de valores e taxas como:
• ICMS
• COFINS:
• PIS:
• Lucro de mercado Interno:
• Embalagem de Mercado Interno:
• Comissão de vendedor no mercado interno:
• Despesas de propaganda no mercado interno:
• Despesas de distribuição de mercado interno:
Passo 4
A. O nome, localização, porte, segmento, missão e valores da empresa.
O nome da empresa é Bento Grão e a razão social é Ungi Café Comércio Indústria e Exportação Ltda. Localizada na cidade de Lavras, região Sul de Minas Gerais. Nossa missão é fornecer e desenvolver produtos com sabores intensos e inconfundíveis que superem as expectativas de nossos clientes. Com foco na exportação, dispomos de moderna infraestrutura, com alta tecnologia, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Tendo como visão crescer, sempre primando pela qualidade e satisfação completa dos clientes e consumidores.
A empresa utiliza-se de um torrador ecológico, comprovando a preocupação da mesma com o meio ambiente. O processo é automatizado, evitando-se assim, o contato manual com os produtos, aumentado a segurança alimentar. O processo de torra, e, toda produção, passa por um rígido controle de qualidade, desde a classificação dos grãos à distribuição dos produtos. Os produtos possuem o selo de pureza e qualidade ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e PQC (Programa de Qualidade do Café). E, são produzidos seguindo as normas do sistema de Qualidade Total, garantindo ao consumidor confiança, higiene e qualidade.
B. Os produtos ou serviços produzidos ou comercializados pela empresa.
A linha de produtos Bento Grão inclui os cafés: Extra Forte, Bem Forte, Tradicional, Expresso Gourmet, Especial Gourmet, Cappuccino e Filtros 102 e 103.
C. Levantamento que descreva as oportunidades de exportação.
A exportação brasileira do café começou a crescer a partir de 1816. A partir da década de 1830, o produto assumiu a liderança das exportações do país, com mais de 40% do total. O Brasil tornou-se, em 1840, o maior produtor mundial de café. Na década 1870, o café passou a representar até 56% do valor das exportações. A economia brasileira passou a basear-se quase que totalmente na exportação do café, principalmente aos Estados Unidos, os maiores consumidores do nosso café. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores.
D. Todas as informações coletadas/pesquisadas do Mercado-Alvo.
Diante de pesquisas realizadas, detectamos que o produto “Café Bento” vem sendo utilizados no mercado-alvo onde o público alvo são cafeterias, empórios e supermercados, restaurantes, redes concessionárias de automóveis que tenham interesse em comercializar seu próprio café de maneira exclusiva.
E. Descrição do Cliente potencial.
Público alvo: Cafeterias, empórios e supermercados, restaurantes, redes concessionárias de automóveis que tenham interesse em comercializar seu próprio café de maneira exclusiva.
F. Informações referentes à forma de distribuição.
A logística de distribuição dedica-se a auxiliar os processos, visando à redução dos custos de transporte e armazenamento, a minimização do tempo de deslocamento de um produto e a sua alocação da melhor forma para um determinado local. Antigamente o café era transportado por animais para os seus devidos mercados. A Serra da Mantiqueira era retalhada por trilhas onde os burros levavam o café da região de Varginha. Situada no sul de Minas Gerais, a cidade se desenvolveu como se desenvolveram os meios de transporte para o escoamento da produção agropecuária. Para o destino do café a ser exportado surgiram várias hidrovias. Para chegar aos portos marítimos, o café foi passando pelas ferrovias e hoje, quase toda a produção de café do Sul de Minas Gerais é levada pelas rodovias para os portos de Santos e do Rio de Janeiro. Neste estudo, nota-se a evolução dos meios de transporte e a sua viabilidade entre diferentes custeios por diferentes tipos de transporte. Os transportes se diferenciam em externos, que são executados fora da unidade processadora, ou seja, caracteriza - se pelo modo de como o café chega até a indústria pelo produtor e como ele sai da indústria até os consumidores finais
...