Gestão De Operação E Logística
Artigo: Gestão De Operação E Logística. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisbortoto • 26/2/2015 • 958 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Gestão de Operações e Logística I
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor:
Nome do aluno:
Data: 26/02/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. O MERCOSUL, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em espanhol: Mercado Común del Sur, Mercosur) é a união aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de alguns países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
O site GuiaLog <www.guialog.com.br> acesso em 09 jan. 2014, trata de importantes questões relacionadas com o Mercosul.
Após leitura do texto O Mercosul no Trilho, disponível no endereço <www.guialog.com.br/ARTIGO267.htm> acesso em 09 jan. 2014, como você interpreta a afirmação da autora segundo a qual o transporte por rodovias tem ganhado força no sentido de manter altos os níveis dos fretes? (2,0 pontos)
A Análise da autora está bem clara e especifica, ela aponta a falta de padrão, atraso tecnológico e social do bloco e continente. Há bastante informação que aponta que o transporte ferroviário é uma grande alternativa e possibilidade de baixar o custo da logística e consequentemente preço final do produto, no entanto essa logística é muito pouco explorada no nosso Mercosul. O texto reflete nossa lamentável realidade onde o transporte rodoviário complexo, caótico, perigoso e saturado é o principal meio de logística na América Látina oque influi diretamente na competividade de nossos produtos frente aos mercados mais avançados e desenvolvidos. Necessitamos de investimento e compromisso de todos os Estados se almejarmos um avanço.
2. A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.
O artigo Logística Reversa, também encontrado no site GuiaLog <www.guialog.com.br/ARTIGO344.htm> acesso em 09 jan. 2014, aborda a questão dos vasilhames retornáveis e, de um modo geral, trata de questões relacionadas à Logística Reversa.
Através da leitura do artigo e do que você aprendeu na disciplina, posicione-se criticamente a respeito da afirmação do autor do artigo, segundo a qual existe um tratamento diferenciado observado na Logística Tradicional e na Logística Reversa. (2,0 pontos)
Com certeza existe hoje um tratamento diferenciado em relação à Logística Reversa, isso porque no momento ela realmente merece esse tratamento. No meu entendimento, a logística reversa hoje tem uma parcela de compromisso social maior do que o interesse comercial propriamente dito dos fabricantes, no entanto está no caminho para se tornar um ciclo. São comprovadas as vantagens que a reciclagem e reutilização dos materiais oferecem para o fornecedor ou fabricante primário, porém a Logística Reversa não teve a dedicação, preocupação e investimento suficiente para acompanhar as trocas de tecnologia e novos lançamentos que vem ocasionando o descarte dos produtos antes do seu fim de vida útil. Em suma podemos esperar que a Logistica Reversa se torne uma realidade
...